Lev Semyonovich Vygotsky
Seminário: Lev Semyonovich Vygotsky. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Raduda • 24/3/2014 • Seminário • 565 Palavras (3 Páginas) • 412 Visualizações
Lev Semenovitch Vygotsky
Nasceu em 1896 em Orsha, pequena cidade perto de Minsk, a capital da Bielo-Rússia, região então dominada pela Rússia (e que só se tornou independente em 1991, com a desintegração da União Soviética . Seus pais eram de uma família judaica culta e com boas condições econômicas, o que permitiu a Vygotsky uma formação sólida desde criança. Ele teve um tutor particular até entrar no curso secundário e se dedicou desde cedo a muitas leituras. Aos 18 anos, matriculou-se no curso de medicina em Moscou, mas acabou cursando a faculdade de direito. Formado, voltou a Gomel, na Bielo-Rússia, em 1917, ano da revolução bolchevique, que ele apoiou. Lecionou literatura, estética e história da arte e fundou um laboratório de psicologia - área em que rapidamente ganhou destaque, graças a sua cultura enciclopédica, seu pensamento inovador e sua intensa atividade, tendo produzido mais de 200 trabalhos científicos. Em 1925, já sofrendo da tuberculose que o mataria em 1934, publicou A Psicologia da Arte, um estudo sobre Hamlet, de William Shakespeare, cuja origem é sua tese de mestrado. O psicólogo bielo-russo Lev Vygotsky morreu há 74 anos, mas sua obra ainda está em pleno processo de descoberta e debate em vários pontos do mundo, incluindo o Brasil. "Ele foi um pensador complexo e tocou em muitos pontos nevrálgicos da pedagogia contemporânea".
A parte mais conhecida da extensa obra produzida por Vygotsky em seu curto tempo de vida converge para o tema da criação da cultura. Aos educadores interessa em particular os estudos sobre desenvolvimento intelectual. Vygotsky atribuía um papel preponderante às relações sociais nesse processo, tanto que a corrente pedagógica que se originou de seu pensamento é chamada de socioconstrutivismo ou sociointeracionismo.
Teoria :
Lev Vygotsky desenvolveu a teoria socio- cultural do desenvolvimento cognitiva.A sua teoria tem raizes marxistas do materialismo dialéctico, ou seja que as mudanças históricas na sociedade e na vida material produzam mudanças na natureza humana. Vygotsky abordou o desenvolvimento cognitiva por um processo de orientação.Em vez de olhar para o final do processo do desenvolvimento, ele debruçou-se sobre o processo em si e analisou a participação do sujeito nas actividades sociais.Propôs que o desenvolvimento não precede a socialização.
Outro conceito-chave de Vygotsky é a mediação.Segundo a teoria vygotskiana , toda relação do indivíduo com o mundo é feita por meio de instrumentos técnicos como por exemplo, as ferramentas agrículas, que transformam a natureza e linguagem , que traz consigo conceitos consolidados da cultura á qual pertence o sujeito.
Três aspectos relevantes
1. Compreender a relação existente entre o pensamento e a linguagem e sua implicação no processo de desenvolvimento cognitiva.
2. Aprendizagem propicia o desenvolvimento das funções mentais.
3. Interagir com a realidade e sustentar relações intra e interpessoais que um índivíduo constrói no conhecimento.
Vygotsky dá uma atenção especial a educação por considerar que ela possibilita desenvolver modalidades de pensamento
...