LEV Semenovich Vygotsky
Tese: LEV Semenovich Vygotsky. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sandra38 • 23/4/2014 • Tese • 1.743 Palavras (7 Páginas) • 398 Visualizações
LEV SEMENOVICH VYGOTSKY
Lev Smemenovich nasceu em 1896 na cidade de Orsha, na Russia, e morreu em moscou em 1934, com apenas 38 anos, formou-se em Direito, historia e Filosofia. Teve um destaque importante em suas teorias haja vista que as mesmas não se findavam ou estavam prontas, ele permitia que outros pesquisadores pudessem aprofundar em suas pesquisas.
Dentre os vários trabalhos de Vygotsky, apresentemos alguns aspectos que mais se relacionam com o cotidiano em sala de aula.
Para Vigotsky, a aprendizagem ocorre por meio da compreensão do homem como um ser que se forma em contato com a sociedade. Ele não concordava com a ideia de que o ser humano já nasce com a características que desenvolveria ao longo da vida, como também não aceitava a ideia empiritas e comportamentais, que veem o individuo como um produto dos estímulos externos. Para ele a formação do ser humano se dá numa formação dialética entre sujeito e a sociedade a seu redor. Essa interação do ser humano com a sociedade é chamada de experiência significativa. Isso nos aproxima da relação entre educadores, alunos e família, pois para que a aprendizagem se dê de forma dinâmica e de boa qualidade é imprescindível a interação de todos os envolvidos nesse processo.
“na ausência do outro, o homem não se constrói homem.” Escreveu o psicólogo.
Vygotsky contraria a teoria de outros autores que afirmava que o processo de aprendizagem só poderia ser conduzido. Para ele,o primeiro contato da criança com novas atividades, habilidades ou informações, deve ter a participação de uma adulto. O ensino para Vygotsky deve se anteceder ao desconhecido, aquilo que o aluno não cosegue realizar sozinho, porque nessa relação entre aprendizagem e desenvolvimento, prima se o aprendizado.com base nisso que se refere um de seus principais conceitos, A Zona de Desenvolvimento Proximal a qual se divide em três fases:
1- Desenvolvimento real: é algo que a criança consegue fazer sozinha, são etapa já conquistadas pela criança,um exemplo disso é o domínio da adição.
2- Desenvolvimento Potencial: este é movido pela interação, ou seja, é o que é possível realizar com o auxilio de alguém mais experiente, tem noções de adição ela consegue realizar uma conta de multiplicação simples.
3- Desenvolvimento proximal: acontece no momento em que a criança desenvolve corretamente suas potencialidade com o auxilio de outra pessoa.
Ao criar essa teoria, Vygotsky, nos leva a uma reflexão, percebe-se que esse conceito de zona de desenvolvimento Proximal ajuda no processo educativo, isso se assemelha ao fato de os educadores precisam conhecer bem o seu aluno, saber em que fase de desenvolvimento ele se encontra. É preciso conhecer, investigar qual conhecimento Real a criança trás consigo, para que ele possa auxiliar, no desenvolvimento de suas potencialidades.
Para vygotsky, o bom ensino acontece quando há estímulos que garantem ao aluno atingir um nível de habilidades e compreensão que inda não domina integralmente. Ele considera ainda que todo aprendizado amplia o universo mental do aluno. O ensino de um conteúdo não se resumo a uma simples aquisição a habilidades ou informações, mas,amplia as ações cognitivas da criança,dominando a escrita por exemplo, o aluno adquire capacidade de reflexão e controle do seu psicológico.
Portanto as ações educativas se voltam para a origem de sua obra, que baseia se em que a educação se assemelha com socioconstrutivismo ou sociointeracionismo que são correntes as quais originou de seus pensamentos. Com isso ele nos mostra que o ensino, não acontece isoladamente, mas sim meio social, com a interação de outras pessoas, sozinho o ser humano não conegue assimilar os conhecimentos necessários para a sua aprendizagem. Essa interação só acontece s estivermos inseridos no meio social cultural. familiar, escolar. Sozinho não se pode chegar a lugar algum.
JEAN PIGET
Jean Piaget nasceu em Neuchâtel, Suiça,em 1896, formou-se em Biologia na universidade de Neuchâtel. Embora não tenha atuado diretamente no campo da Pedagogia, Piaget foi o nome mais influente na área da educação durante a segunda metade do século XX. Considerado o pioneiro nos estudos da inteligência infantil. Com base em sua obra apresentemos três aspectos que contribuiu positivamente para a educação.
Para Piaget, o pensamento infantil acontece de forma graduada, considerando que para ela desenvolver o seu pensamento, é necessário passar por estágios, desde o seu nascimento até o inicio da adolescência, fase essa em que a criança atinge completamente a capacidade de raciocínio. Todo esse processo culminou na elaboração de varias teorias que constituiu de diferentes metodologias, no desenvolvimento do homem sociedade.
O estagio de desenvolvimento humanos para Piaget é dividido em quatro períodos:
• 1º período:Sensorio-motor (0 – 2 anos), periodo em que o recém-nascido ainda tem seu movimentos limitados, a criança vai conquistando em seu universo alguns movimentos, como a sucção, o movimentos dos olhos, com esses pequeno movimentos a criança vai ganhando novas habilidades;
• 2º período pré-operatorio (2 -7 anos), o que marca esse período é o aparecimento fa função simbólica, pois a criança já consegue falar, de acordo com o raciocínio piagentiana a linguagem é necessária, mas, não suficiente, para ele desenvolvimento da linguagem depende do desenvolvimento da inteligência;
• 3º Operações concretas (7-11 ou 12 anos), fase em que a criança já consegue assimilar e coordenar pontos de vista, ela consegue fazer operações de matemática mentalmente, consegue diferenciar tamanhos. Isso porque o seu poder intelectual está mais desenvolvido;
• 4º período das operações formais (12 anos em diante), nessa fase a criança atinge sua forma final de equilíbrio, pois já desenvolve o seu poder intelectual o qual usar ao longo de sua vida. Ela já sabe dar opinião na família, na escola e até mesmo na sociedade.
Outro aspecto importante para Piaget, é o desenvolvimento da moral, este consiste como estagio de desenvolvimento humano, ocorre também por etapas. Nesse conceito de moral em sociedade.
Piaget, expõe três fases em que a moral abrange o se estagio de desenvolvimento :
a) Anomia – (criança até 5 anos), a criança aprende apenas as regras que são impostas, apesar dela ainda não ter discernimento do bem e do mal;
b) Heteronomia
...