Desenvolvimento cultural Lev Semyonovich Vygotsky
Tese: Desenvolvimento cultural Lev Semyonovich Vygotsky. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: 1513213 • 4/10/2014 • Tese • 1.136 Palavras (5 Páginas) • 373 Visualizações
Desenvolvimento Cultural
Lev Semionovitch Vygotski
Pode-se dizer que Vygotski teve o apoio de dois grandes pensadores Luria e Leontiev na teoria do desenvolvimento cultural.
Para Luria: A linguagem é o trabalho e o meio mais importante do desenvovimento da
conciencia.Por meio da linguagem o homem acaba duplicando a maneira de pensar do mundo,tendo seus objetivos e eventos do mundo exterior.Pra ele o homem faz transição do mundo sensorial com a linguaguem, assim raciocinado e tranmitindo as informações aos demais.
Para Leontiev: A linguagem e a forma de coletividade.Pois em uma situção qualquer, pode-se gerar significado e refeletir-se na linguagem e assim se tornando conciente para o outro sujeito.Para ele a conciencia não traz apenas os aspectos externos, e assim nos dando uma significação objetiva estavel e determinada.Apartir destes conceitos ele conclui que a noção de realidade, não se tem base somente nas imagens e representações.
Para Vygotski o professor deve ser afetivo com aluno,mas sabendo se portar sobre ele,influencia-lo a se aperfeiçoa nas questoes eticas .
O professor deve buscar connecer o aluno atraves do dialogo e assim utilizar, a teoria zona proximal,desafiando os alunos para que se manifestem,tirando as dúvidas e curiosidades do conteúdo. E no processo aprendizagem o professor deve propiciar situações em que aluno participe ativamente.
“AssimVygotski(2001)compreende que o nosso
desenvolvimento esta vinculado á natureza e á
qualidade das mediaçoes que realizamos ou
das quais participamos,bem como ao quanto
aprendemos a fazer uso de instrumentos da cultura,
como referência do nivel de desenvolvemnto mental”
Piletti,Nelson
Rossato,Solange Marques.
Pag84
O professor deve deservolver gestos como signo visual e importante para o desenvolvimento da criança. Levar a criança a iniciar atividades tão complexas como a escrita e a leitura.O professor deve ser o mediador na apropriação das tecnicas culturais, e assim não deixar de desernvolver seu conhecimentos cientificos,com isso o aluno acaba criando estruturas mentais na sua consciência.O aluno acaba percebendo sua realidade de maneira que passa a se relaciona com a sociedade,agindo nela e transformando-a.
Para Vygotski a arendizagem e um dos conceitos cientificos que desempenham um papel imenso no desenvolvimento intelectual do aluno.
Atraves deste conceito ele desenvolveo as teorias zona real e zona proximal:
Zona Real: Esta teoria mostra que a criança e capaz de resolver um problema se ajuda de terceiros,e o quanto a criança já se desenvolveo ou melhor se amadureceu.
Zona Proximal: Esta teoria mostra que a criança,precisa das orientaçoes de terceiros para resolver um problema.Para compreender os processos e as funçoes que ainda não se amadureceram,mas que estão sendo desenvolvidas pela criança.
Pode-se dizer que a zona de desnvolvimento proximal e muito importante no Ânbito escolar por nela ocorre a interação de outras pessoas no meio fisico e no desenvolvimento humano.Portanto a educação e aquilo em que o professor tem interação com aluno.
Podemos avaliar o aluno no processo aprendizagem,atraves das ampliações concentuais,os sentimentos,considerando o desenvolvimento do aluno apartir do nivel de desenvolvimento proximal.Avaliando de maneira dialetica,e estabelecer os conceitos do cotidiano do aluno não fugindo de sua realidade.
Desenvolvimento Integral e Aprendizagem
Henri Paul Hyacinthe Wallon
Pode-se dizer que Wallon teve suas teorias,desenvolvidadas atraves de alguns pensadores,com Menari e Dantas.
Para Menari: Não se deve desvicular a teoria da pratica pois as duas juntas são fundamentais aplicadas a pedagogia. Seus conceitos desenvolve a necessidade de considerar a pessoa como um todo.Atraves deste pensameto foi fundamentado quatro elementos que se cominicam o tempo todo: A afetividade,movimento,o eu e o outro e a inteligencia.
Para Dantas: O homem se torrnou um ser afetivo e com isso caminhou lentamente,tendo diferença em seu raciocinio,com isso a momnetos em que se predomina o afeto,em outtros,o cognitivo,ainda que de maneira integrada. Para dantas deve-se nutrir a inteligencia incorre em primeiro a afetividade,nao tendo um ponto terminal para a inteligencia,e assim os processos mentais superiores são interligados.
O professor deve estar atento as dificuldades dos alunos de maneira constextualizada entre ele e seu ambiente.Pofessor e aluno deve-se colocar em seus lugares,voltando-se para seus anseios,dificuldades,limites que fiquem claros,em diferentes fases do desenvolvimento.
Wallon afirma que a relação em sala de aula, o aluno se desenvolve como um todo nos seus conjuntos cognitivos,motor e afetivo.
O professor tambem desempenha todos os dias a emoção e afetividade,não estando presente somente com o professor e sim com o aluno tambem.
Afetividade: engloba a emoção,e componentes
...