Lev Vygotsky
Resenha: Lev Vygotsky. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: nayaratarao • 3/10/2013 • Resenha • 317 Palavras (2 Páginas) • 568 Visualizações
Lev Vygotsky (1836-1934) morreu novo, aos 37 anos, mesmo assim deixou sua marca registrada na história da Psicologia e Educação. Antes de abordarmos suas principais contribuições para a educação, é necessário entender como ele entendia a aprendizagem. Sua linha teórica era relacionada a cultura, a marxista (materialista) e também ao social. Cada um desses tem um valor indispensável para a aprendizagem. Vamos ver mais um pouco nos próximos parágrafos.
A teoria de Vygotsky afirma que a aprendizagem e o desenvolvimento são realizados juntos. Um através do outro. Diferente da aprendizagem de outros teóricos, os quais acreditavam em um conhecimento pré-existente. Para ele, a aprendizagem pode ser adquirida em algum meio cultural, por exemplo, a escola, na família. Também aprendemos com sua teoria em relação à educação, que o professor é um mediador entre o conhecimento e o aluno. Ao invés de somente apresentar o conhecimento pronto, ele irá incentivar o aluno a aprender e entender o conhecimento de forma que o aprendizado não seja mecânico. Outra contribuição de Vygotsky para educação foi o processo de internalização. Esse processo é essencial para o desenvolvimento humano. Porque a aprendizagem é feita através dele. Envolve atividades externa que devem ser modificadas para tornar uma atividade interna, ou seja, o conhecimento se dá de fora para dentro. Outra contribuição para os educadores é a Zona de Desenvolvimento Proximal(ZDP). Um é o nível real e o outro nível potencial, basicamente a diferença entre os dois é que o real, o indivíduo é capaz de realizar as atividades sem ajuda e o potencial consegue realizar a tarefa, mas com orientação ou colaboração de outro indivíduo. Nessa concepção, podemos entender que colega de classe que conhece o assunto abordado em sala de aula, consegue facilmente estimular o outro a aprender.
...