A teoria socioconstrutivista de Lev Vygotsky
Por: persuadir • 21/8/2015 • Trabalho acadêmico • 866 Palavras (4 Páginas) • 1.079 Visualizações
A teoria socioconstrutivista de Lev Vygotdky
Introdução
A escolha de se falar sobre Lev Vygotsky veio por meio do estudo das diferentes teorias e suas contribuições para o desenvolvimento humano e a educação, despertando assim dúvidas e curiosidades em saber até que ponto a teoria de Vygotsky está presente em nosso contexto- escolar, se realmente podemos aplica- las em sala de aula.
O objetivo principal deste trabalho é esclarecer as dúvidas existentes em relação a sua teoria e também analisar como se utiliza as teorias Vygotskiana no ensino regular.
Desenvolvimento
Lev Vygotsky nasceu em 1896 na Bielo- Rússia, de família judia. Formou- se em direito no ano de 1918, tendo se casado aos 28 anos teve duas filhas. Sua morte se deu no ano de 1934, vitima de tuberculose. Além de direito fez outros cursos como de historia e filosofia, dedicou-se ao estudo dos distúrbios de aprendizagem e de linguagem entre outros, levando-o a graduar-se em medicina, além de vários livros publicados. Deu inicio a sua carreia aos 21 anos, embora tenha vivido um período curto de vida nos deixou uma grande herança teórica que ficou silenciada por quase meio século, por o considerarem um idealista.
Vygotsky acreditava que a vida em sociedade era muito importante para a formação do homem de ser biológico em ser humano. É através da aprendizagem nas relações com outros indivíduos que vamos construindo os nossos conhecimentos que nos permite desenvolvermos mentalmente.
Para Vygotsky, as crianças já nascem dotadas apenas de funções psicológicas elementares, como os reflexos e a atenção involuntária, presentes em todos os animais mais desenvolvidos. Vygotsky trabalha com teses dentro de suas obras nas quais são possíveis descrever como: a relação individuo\ sociedade onde ele afirma que as características humanas não estão presentes desde o nascimento e nem são resultados das pressões do meio externo. A segunda tese fala da origem cultural e suas funções psíquicas que vão se originando nas relações do individuo e seu contexto social e cultural. A terceira tese faz referência á base biológica do funcionamento psicológico o cérebro como sendo o órgão principal da atividade mental. A quarta e última tese refere-se á característica mediação entre seres humanos e estes com o mundo.
Vygotsky acreditava que a aprendizagem na criança podia ocorrer através do jogo, da brincadeira, da instrução formal ou do trabalho entre um aprendiz e um aprendiz mais experiente. O processo básico pelo qual isto ocorre é a mediação, quando os signos culturais vão sendo internalizados pelo sujeito é quando os humanos adquirem a capacidade de uma ordem de pensamentos mais elevadas.
Dois tipos de desenvolvimento foram identificados: o nível de desenvolvimento real, que se refere aquilo que o individuo conquista sozinho, e o nível de desenvolvimento potencial se refere aquilo que a criança pode realizar com o auxilio de outro individuo.
A relação entre estes dois níveis de desenvolvimento que chamamos de zona de desenvolvimento proximal que se trata do caminho que o individuo vai percorrer para desenvolver funções que estão em amadurecimento até que ela seja capaz de realizar determinadas atividades sozinha.
O brinquedo é um mundo imaginário onde a criança pode realizar seus desejos. O ato de brincar é uma importante fonte promoção de desenvolvimento, sendo muito valorizado na zona proximal. Através do imaginário a criança estabelece regras do cotidiano real. Conforme foi visto até aqui, aulas onde o aluno fica ouvindo e memorizando conteúdos não basta para se dizer que o aprendizado ocorreu de fato, o aprendizado exige muito mais.
...