Lidar corretamente com produtos de vidro
Tese: Lidar corretamente com produtos de vidro. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: mariamadrug • 18/3/2014 • Tese • 1.826 Palavras (8 Páginas) • 462 Visualizações
CAMPUS NOVA CRUZ
Maria Francileide da Silva Madruga
Magno Klebson Augustinho Sena
Mateus Soares
Ozanária Ribeiro Domingos
Relatório
Disciplina: Técnicas Básicas de Laboratório
Prof.: Djeson Mateus Alves da Costa
Nova Cruz-RN, Fevereiro de 2014.
RESUMO
No laboratório usamos de maneira prática a técnica de medição aproximada e precisa de volumes de uma amostra e aprendemos a pipetar e verificar a leitura em vidraria. Utilizando determinadas vidrarias: Béquer, Erlenmeyer, proveta, pipeta volumétrica, pipeta graduada, bureta, tubo de ensaio.
INTROUÇÃO
A finalidade da experiência foi aprender a manusear corretamente as vidrarias disponíveis para a determinação de volume e analisar a exatidão dos instrumentos volumétricos. Todos esses instrumentos têm determinadas informações importantes, como: traço de referência; temperatura de calibração; volume máximo; graduação da escala. Também pode haver erros devido a: ação da tensão superficial; dilatação e contração, geradas pela variação de temperatura; calibração incorreta do aparelho; erros de paralaxe.
Entre todos os erros citados acima, os erros de paralaxe são os mais comuns, que no caso é a leitura errada do volume do líquido. Para evitar esse tipo de erro, é necessário que faça a leitura de algum volume de liquido na altura dos olhos, sempre pela parte inferior do menisco, que é um marca (uma linha horizontal que circunda a parte superior) que nos indica o máximo de volume que determinadas vidrarias medem.
PARTE EXPERIMENTAL
Material e Reagentes
Os seguintes materiais, disponíveis no laboratório de ensino do Departamento de Química do IFRN, foram utilizados neste experimento:
• Béquer
• Erlenmeyer
• Proveta
• Pipeta graduada
• Pipeta volumétrica
• Bureta
• Pera
• Tubo de ensaio
As seguintes substâncias, disponíveis no laboratório de ensino do Departamento de Química do IFRN, foram utilizadas neste experimento:
• Água destilada
Procedimento
1- Pipetou 50 ml de água usando uma pipeta volumétrica. Transferiu para um béquer. Verificou-se erro na escala. Transferiu para o erlenmeyer. Verificou-se o erro na escala. Transferiu-se para a proveta graduada e fez-se a leitura do volume. Verificou-se a precisão.
2- Pipetou 10 ml de água usando uma pipeta volumétrica. Transferiu para um béquer. Verificou-se o erro na escala. Transferiu-se para o erlenmeyer. Verificou-se erro de escala. Transferiu-se para a proveta graduada e fez-se a leitura do volume. Verificou-se a precisão.
3- Pipetou-se água com uma pipeta graduada e transferiu-se para diferentes tubos de ensaio, com diferentes volumes de água.
4- Encheu-se uma bureta com 25 ml de água. Transferiu-se o volume para uma proveta de 50 ml. Repetindo o procedimento três vezes. Comparou-se a precisão das escalas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
A média=
O desvio
FUNDAÇÃO CENTRO DE ANÁLISE, PESQUISA E INOVASÇÃO TECNILÓGICA
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR FUCAPI
COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO EM
ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO
MEDIDAS DE VOLUMES APROXIMADAS E PRECISAS
DANIELA DUARTE CARNEIRO MANOEL
IGOR LUIZ COELHO
MANUELLEN MOTA SANTANA
RENAN PAIVA BRUCE
MANAUS
2012
DANIELA DUARTE CARNEIRO MANOEL
IGOR LUIZ COELHO
MANUELLEN MOTA SANTANA
RENAN PAIVA BRUCE
MEDIDAS DE VOLUMES APROXIMADAS E PRECISAS
Relatório elaborado da aula prática realizada no dia 13/02/2012 pelos alunos do curso de Engenharia da Computação para obtenção de nota parcial na matéria de Química I.
Orientador: Msc. Wanderlei Silva
MANAUS
2012
SUMÁRIO
1. OBJETIVOS 4
2. INTRODUÇÃO TEÓRICA 4
3. MATERIAIS 4
4. REGENTE ULTILIZADO 5
4. PROCEDIMENTO 5
6. RESULTADO E DISCUSSÕES 6
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 7
OBJETIVO
O propósito da experiência foi aprender a manipular corretamente as vidrarias disponíveis para a determinação de volume, analisar a exatidão dos instrumentos volumétricos, além de obter medidas de massas e volumes aproximadas e precisas.
INTRODUÇÃO
MEDIDAS DE VOLUMES
A técnica de medição de volume de uma amostra depende do seu estado físico (líquido ou sólido) e da sua forma (regular ou irregular). Os resultados obtidos devem ser expressos em metro
...