Liderança e Processos de Gestão
Por: Carlinhosjaba • 30/8/2016 • Artigo • 855 Palavras (4 Páginas) • 224 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL
Cirque du Soleil
Aluno:
Disciplina: Liderança e Processos de Gestão
Tutor: Prof.
REFERÊNCIA: Delong,Thomas J. & Vijayaragavhan, Vinneta. Cirque du Soleil – Harvard Business School – 6 de Abril de 2006
O texto narra a história do Cirque du Soleil deste o seu surgimento em Quebec no ano de 1984, fruto da união de 73 artistas de rua que já atuavam em um grupo chamado “Le Club des Talons Hauts” . A partir daí, sobre a gestão de Guy Laliberté, responsável pela produção criativa e Daniel Gautier, responsável pela parte administrativa, até que em 1998, Laliberté comprou a parte de Gautier e passou a ser o Presidente e o CEO da companhia.
O crescimento da empresa foi rápido e sua evolução também, porém trabalhar com um quadro de funcionários tão criativos trazia grande desafio ao processo de gestão de pessoas. Muitas destas situações foram administradas devido a grande competência técnica e comportamental de Laliberté, que adotava o modelo de gestão que se aplica o desenvolvimento emocional e o empowerment dos artistas membros do Cirque fazendo com que toda a equipe mantivesse motivada. O texto nos apresenta a satisfação da equipe com o clima da companhia através de relatos dos próprios funcionários, que mesmo constatando que o salário inicial não era tão atrativo, todos estavam empenhados em fazer o negócio acontecer.
Mesmo através de um processo de gestão de pessoas experiente e eficiente, devido ao acelerado crescimento da empresa, achar novos membros para compor a demanda de novas equipes para novas produções não era uma tarefa fácil. Cantin, a Diretora de Elenco do Cirque necessitava de grande senso crítico para identificar novos potenciais membros para compor estas equipes, mantendo a interação e a alta performance da companhia. Para isso, ela não se atentava somente para o talento profissional, mais também para o comportamento dialético de cada um e quais as necessidades que eles possuíam para integrar ao Cirque, pois a grande maioria eram atletas e doutrinados a ações continuas e pré-determinadas por seus superiores.
Uma vez integrado a equipe, o texto relata também a grande atenção que o Cirque presta aos funcionários sempre incentivando o trabalho em equipe através de seus pilares que são o compromisso, a confiança, comunicação e envolvimento dentre outros. A capacidade de lidar com variáveis não controladas como contusões por exemplo, é também muito bem gerida.
Com o crescimento da organização, também foi construído um centro de administração e treinamento com grande infra estrutura para o desenvolvimento de todos. Esta estrutura foi instalada em Montreal, Canadá e consiste em um escritório central, duas grandes salas de treinamento, um refeitório, um estúdio de dança, um terraço com área recreativa para o público, uma horta que produzia alimentos para o refeitório e um espaço ao ar livre com condições de instalação de lona para apresentação do Cirque. Tudo isso construído ao lado do maior lixão da América do Norte.
...