Língua Brasileira De Sinais
Ensaios: Língua Brasileira De Sinais. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Josiane Aparecida • 17/9/2013 • 951 Palavras (4 Páginas) • 857 Visualizações
1
Notas: 1
Em sua aula prática de LIBRAS você aprendeu sobre o alfabeto manual, e viu como ele pode ser utilizado para soletrar nome de pessoas. Desse modo, demonstre seus conhecimentos práticos e indique a alternativa que traduz corretamente a frase abaixo:
Escolher uma resposta.
a. Meu nome é Fabiane. Seu nome é Rodrigo.
b. Meu nome é Lourdes. Seu nome é Evandro.
c. Meu nome é Rosinha. Seu nome é Gustavo.
d. Meu nome é Valeria. Seu nome é Charles.
e. Meu nome é Josiane. Seu nome é Ricardo.
Resposta correta: Meu nome é Josiane. Seu nome é Ricardo.
Comentário sobre a resposta correta: A estrutura da frase em LIBRAS difere do português, então para dizer "Meu nome é Josiane", basta realizar um único sinal correspondente a MEU-NOME e depois soletrar J-O-S-I-A-N-E, omitindo o verbo "é"; o mesmo se aplica à frase seguinte.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question2
Notas: 1
Na história da turma da Mônica, o personagem Humberto utiliza a leitura labial para compreender o que a turma fala, porém só responde "hum hum", pois ele não foi oralizado. Na edição de maio de 2006, Humberto deixou uma mensagem para a turma utilizando o alfabeto datilológico. Análise a figura extraída do gibi e indique a alternativa que traduz corretamente a mensagem de Humberto.
Fonte: SOUZA, M. Mônica: Que fim levou Sansão. Editora Globo. n.239. mai. 2006.
Escolher uma resposta.
a. Sou amigo.
b. Sou surdo.
c. Amo vocês.
d. Amo LIBRAS.
e. Uso LIBRAS.
Resposta correta: Amo vocês.
Comentário sobre a resposta correta: A mensagem soletrada através do alfabeto datilológico por Humberto significa AMO VOCÊS.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question3
Notas: 1
A primeira instituição escolar para surdos no Brasil, atualmente denominada Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), possui hoje mais de 150 anos de existência. Sobre a Educação de Surdos no Brasil, considere as afirmações a seguir:
I. O surdo francês Huet trouxe a língua de sinais francesa ao Brasil, quando foi convidado por Dom Pedro II para inaugurar o Imperial Instituto de Surdos-Mudos.
II. Surdos de várias regiões do país foram encaminhados para o INES para serem educados através da escrita, do alfabeto manual e dos sinais.
III. O surdo francês Huet trouxe a língua de sinais francesa para o Brasil, por isso, atualmente, todos os surdos se comunicam através da língua de sinais francesa.
IV. O INES acompanhou a determinação do Congresso de Milão e adotou o Oralismo, depois a Comunicação Total e, atualmente, a Educação Bilíngue.
Estão CORRETAS somente as afirmações:
Escolher uma resposta.
a. I, II e IV.
b. II, III e IV.
c. I, III e IV.
d. I, II e III.
e. I, II, III e IV.
Resposta correta: I, II e IV.
Comentário sobre a resposta correta: O surdo francês Huet foi o fundador do Imperial Instituto de Surdos-Mudos, atual Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Além de trazer a língua de sinais francesa, Huet trouxe o método francês do Abade L'Épée, educando através dos sinais, alfabeto e escrita, que foram mesclados aos sinais utilizados pela comunidade surda do Brasil, transformando a língua de sinais francesa na língua brasileira de sinais. Porém, o Brasil também foi influenciado pelo Congresso de Milão, substituindo Huet e seus sinais por uma abordagem Oralista, depois pela Comunicação Total até chegar, nos dias de hoje, ao Bilinguismo.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question4
Notas: 1
Sobre as abordagens de ensino para surdos, considere o enunciado abaixo:
O ______________________ refere-se ao ensino
...