Linguagem Corporal E Generos Textuais
Pesquisas Acadêmicas: Linguagem Corporal E Generos Textuais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lucyanne • 24/9/2013 • 1.236 Palavras (5 Páginas) • 682 Visualizações
Gêneros textuais são os nomes dados às diferentes formas de linguagem que circulam socialmente, sejam mais informais ou mais formais. Os gêneros textuais normalmente estão associados aos estudos literários, científicos e técnicos, possuem suas características e contribuem para ordenar e estabilizar atividades comunicativas no nosso dia-a-dia.
Os gêneros textuais são os textos materializados em situações comunicativas recorrentes, encontrados em nossa vida diária e apresentam padrões sócio-históricos característicos, ou seja, são textos orais e escritos produzidos por falantes de uma língua em um determinado momento histórico. Definidos por composições funcionais, objetivos anunciativos e estilos concretamente realizados na integração de forças históricas, sociais, instituições e técnicas.
Gêneros Narrativos:
A narração é um tipo de gênero literário que é dividido em romance, conto, novela, crônica, fábula, parábola, apólogo, lendas e outros. O principal objetivo de suas características é contar e narrar um fato, fazendo com que este fato sirva de informação, entretenimento e aprendizado, visando sempre o bem-estar do receptor, ou seja, leitor.
Romance: é uma forma literária do gênero narrativo literário que transpõe para a ficção a experiência humana. Suas características são a narrativa longa, geralmente dividida em capítulos, os personagens variados em torno das quais acontece a história principal e também histórias paralelas a essa, pode apresentar espaço e tempo variados. No romance, a metrificação, muito utilizada no verso, é abandonada e a prosa de tom relativamente coloquial torna-se uma característica de linguagem narrativa.
Sede de amor, de justiça e de dignidade humana que impelem ao desejo de mudança de um mundo, geralmente insensível e injusto são comumente abordados no romance. No entanto, o resultado desse esforço é, na maioria das vezes, o fracasso. Desamparo, o personagem ou adere à ordem opressiva ou sucumbe à desilusão, à loucura e até à morte. Porém algumas obras do gênero o herói triunfa.
“A vida sem luta é um mar morto no centro do organismo universal.”
Machado de Assis
Novela: se estrutura em torno da ação, do tempo e espaço. A ação ou ações no presente e sempre que necessário, recorre ao pretérito. O tempo, é claro, é o do calendário, do relógio, dos costumes, da época. O espaço, no entanto, está entrelaçado ao tempo e a sua pluralidade é o que importa, tornando-a distintiva
. O uso da linguagem deve ser simples e clara, levando em conta a fala dos personagens onde se passa a história principal e o local dos acontecimentos. Portanto, a novela conta com vários enredos que a princípio parecem independentes, mas que, ao longo da narrativa, se ligam e se complementam.
Fábula: é uma narrativa em prosa ou poema épico breve de caráter moralizante, protagonizado por animais, plantas ou até objetos inanimados. Contém geralmente uma parte narrativa e uma breve conclusão moralizadora, onde os animais se tornam exemplos para o ser humano. Essas histórias são geralmente feitas para crianças e terminam com um ensinamento moral de caráter instrutivo.
Parábola: é uma narração alegórica que se utiliza de situações e pessoas para comparar a ficção com a realidade e através dessa comparação transmitir uma lição de sabedoria (a moral da história). A parábola transmite uma lição ética através de uma prosa metafórica, de uma linguagem simbólica, diferencia-se da fábula e do apólogo por ser protagonizada por seres humanos, gênero muito comum na Bíblia: As parábolas de Jesus.
Conto: se define pela sua pequena extensão. Mais curto que a novela ou o romance, o conto tem uma estrutura fechada, desenvolve uma história e tem apenas um clímax. O conto é uma obra de ficção que cria um universo de seres e acontecimentos, de fantasia ou imaginação. Como todos os textos de ficção, o conto apresenta um narrador, personagens, ponto de vista e enredo.
Crônica: é uma forma textual no estilo de narração que tem por base fatos que acontecem em nosso cotidiano. Por este motivo, é uma leitura agradável, pois o leitor interage com os acontecimentos e por muitas vezes se identifica com as ações tomadas pelos personagens.
O texto é curto e de linguagem simples, o que o torna ainda mais próximo de todo tipo de leitor e de praticamente todas as faixas etárias. A sátira, a ironia, o uso da linguagem coloquial demonstrada na fala dos personagens, a exposição dos sentimentos e a reflexão sobre o que se passa estão presentes nas crônicas.
Lendas: são narrativas transmitidas oralmente pelas pessoas com o objetivo de explicar acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais. Para isso há uma mistura de fatos reais com imaginários, onde misturam a história e a fantasia. As lendas vem sendo contadas ao longo do tempo e modificadas através
...