Linguagem De Programação
Artigo: Linguagem De Programação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sergioenzo • 30/9/2013 • 504 Palavras (3 Páginas) • 388 Visualizações
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO : INTERPRETADA X COMPILADA
A linguagem de programação pode ser traduzida em código de máquina por compilação ou por interpretação. Em ambas ocorre a tradução do código fonte para código de máquina.
- LINGUAGEM INTERPRETADA
São linguagens onde o código fonte da mesma não é convertido em um arquivo executável, é executado por um outro programa de computador chamado interpretador, que em seguida é executado pelo sistema operacional ou processador durante a sua execução. Mesmo que um código em uma linguagem passe pelo processo de compilação, a linguagem pode ser considerada interpretada, se o programa resultante não for executado diretamente pelo sistema operacional ou processador. Exemplos de linguagem interpretada incluem o BASIC tradicional, Perl e Python.
- LINGUAGEM COMPILADA
Na computação, a compilação é o processo que reúne o código fonte e o transforma em algo que faça mais sentido para o computador. Do ponto de vista do código fonte, toda linguagem de programação é compilada. O texto (ou código-fonte) do programa é lido por um programa chamado compilador, que cria um arquivo binário, executável diretamente pelo hardware da plataforma-alvo. Exemplos deste tipo de linguagem são C ou Fortran. O produto final do processo de compilação de uma linguagem diz muito sobre seu design. Linguagens como C e C são compiladas estaticamente, e seus códigos fontes são transformados diretamente em linguagem de máquina.
LINGUAGEM DE ALTO NÍVEL X BAIXO NÍVEL
O computador só entende uma linguagem conhecida como código binário ou código máquina, consistente em zeros e uns. Ou seja, só utiliza 0 e 1 para codificar qualquer ação.
As linguagens mais próximas à arquitetura hardware se denominam linguagens de baixo nível e as que se encontram mais próximas aos programadores e usuários se denominam linguagens de alto nível.
- LINGUAGEM DE ALTO NÍVEL
São aquelas que se encontram mais próximas à linguagem natural que à linguagem máquina.
Trata-se de linguagens independentes da arquitetura do computador. Sendo assim, à princípio, um programa escrito em uma linguagem de alto nível, pode ser migrado de uma máquina a outra sem nenhum tipo de problema.
As linguagens de alto nível não estão diretamente relacionadas à arquitetura do computador. O programador de uma linguagem de alto nível não precisa conhecer características do processador, como instruções e registradores. Essas características são abstraídas na linguagem de alto nível.
- LINGUAGEM DE BAIXO NÍVEL
São linguagens totalmente dependentes da máquina, ou seja, que o programa que se realiza com este tipo de linguagem não pode ser migrado ou utilizado em outras máquinas.
Ao estar praticamente desenhado a medida do hardware, aproveitam ao máximo as características do mesmo.
Tratam-se de linguagens de programação que compreendem as características da arquitetura do computador. Assim, utiliza-se somente instruções do processador, para isso é necessário conhecer os registradores da máquina.
...