Linguagem De Sinais
Trabalho Escolar: Linguagem De Sinais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vera • 14/8/2014 • 432 Palavras (2 Páginas) • 332 Visualizações
O que são e para que servem os parâmetros das Línguas de Sinais?
Para que ocorra a aprendizagem, os pais e professores precisam estimular o desenvolvimento de outros sentidos. Não é porque uma criança possui deficiência visual que terá um ouvido mais apurado ou o tato excelente. "Conheço crianças cegas que não foram educadas adequadamente e que têm as mãos duras: não querem mexer, não querem pegar. Aí, de fato, elas não aprendem""A criança que não tem visão tende a ficar muito rígida, como um bloco. E isso dificulta os outros outros movimentos. É preciso ensiná-la a usar o corpo, mesmo que ela não veja"A criança começa a procurar objetos, quando ouve um som e vira a cabeça à procura do ruído. Isso faz com que ela use de partes do corpo, especialmente da coluna e do pescoço
Em primeiro lugar devemos orientar os pais dos alunos com deficiência , ressaltando que a educação de hoje está a cada dia se aperfeiçoando buscando estratégias para dar aos alunos formas de aprender com qualidade . É preciso que o educador também esteja disposto a ensinar e aprender com carinho e dedicação , buscando através da didática novas metodologias/estratégias ( materiais específicos ) que desperta ao aluno o interesse a aprender . Sabemos que é muito difícil , que é um trabalho árduo entre ambas as partes . Tem que ter interação entre professor e aluno para se ter um bom resultado .
Para garantir que a pessoa com deficiência visual possa participar do processo educativo o profissional e a escola devem se preparar para recebe-los, essa preparação não seria montando projetos onde só eles participassem e sim todos da comunidade escolar, assim ajudando o entendimento para os alunos que não tem deficiência visual, podendo inserir os alunos com deficiência visual em projetos que eles possam interagir com instrumentos musicais, dança, canto entre outras atividades, não só a leitura e a escrita através do braille, visualizando uma pessoa com deficiência visual com sentidos mais aguçados assim podendo desenvolver atividades que podem desempenhar com excelência, pois uma habilidade reduzida que seria a falta da visão eles tem aguçado o tato, o olfato, a audição, sendo assim inseri-los no processo educativo não seria difícil.
Nas diferentes pessoas com deficiência visual, há restrição de atividades, algumas são determinadas por restrição na participação sendo limitados a ambientes favoráveis a atuação social. No caso da leitura e da escrita podem- se utilizar caracteres ampliados, sintetizadores de voz, e sistema Braile, lhe oferecendo subsídios necessários para uma prática pedagógica eficaz, podendo mesmo com a deficiência visual realizar o processo da escrita e da leitura.
...