Linha Do Tempo
Casos: Linha Do Tempo. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: sccaempresa • 10/9/2014 • 1.159 Palavras (5 Páginas) • 242 Visualizações
Questão 1- No livro A era do Vazio, Giles Lipovetsky analisa as relações atuais no contexto de uma sociedade marcada pela perda de sentido das instituições morais em que predomina o individualismo, o consumismo, o hedonismo e a indiferença. Sobre isso, ele analisa:
[...] Os indivíduos aspirariam a um desapego emocional cada vez maior por causa dos atuais riscos de instabilidade das relações pessoais. Ter relacionamentos interindividuais sem apego profundo, não se sentir vulnerável, desenvolver a independência afetiva, viver só [...]. O sentimentalismo sofreu o mesmo destino que a morte; tornou-se incomodo exibir as próprias emoções, declarar ardentemente uma paixão, chorar, manifestar com demasiada ênfase os impulsos interiores. Como acontece com a morte, o sentimentalismo se tornou embaraçoso; trata-se de manter a dignidade em questões de afeto, quer dizer, manter a discrição. (1989, p.57)
A partir do trecho do texto acima, analise como o individualismo e o consumismo marcam a construção da nossa subjetividade e repercutem nas relações sociais (Valor: 2,0).
Em seu texto, aborde os seguintes aspectos:
- características da sociedade atual – (valor 0,5)
- conceito de subjetividade e identidade – (valor 1,0)
- o individualismo e o consumismo nas relações sociais – (valor 0,5)
Característica da Sociedade Atual:
Entre os séculos XVI a XVIII, vivíamos uma sociedade praticamente indígenas, capaz de produzirem seus próprios sustentos, conquistavam pertences através do fornecimento de serviços de mão-de-obra e os brancos vivam alguns privilégios, surgiu também o ouro descoberto pelos fazendeiros de São Paulo na busca de escravos, o que se tornou algo mais importante para sociedade com isso nasce as cidades e estudiosos vem para o Brasil em busca de vida melhor
Conceito de subjetividade e identidade, O individualismo e consumismo nas relações sociais:
A partir da década de 60 a produção se generalizou, com isso a tecnologia se avançou e então a saudade vive a condição de multiplicar seus bens naturistas e culturais. No entanto, viver uma vida confortável, cômoda, de liberdade, independência, autoafirmação, felicidade, individual, saúde, satisfação, etc, estão acessíveis a sociedade através de grandes indústrias, daí originou-se o estilo de vida individualista e consumista.
Questão 2- Como base no vídeo (http://www.youtube.com/watch?v=Pkc_xBD4Cyo), explique a importância da comunicação, coesão, liderança e motivação nos grupos e equipes de trabalho. Fundamente a sua resposta (valor: 1,0). O trecho do vídeo está disponível no ava.
A falta de comunição acaba nos impossibilitando e nos tornando incapazes de gerar e pode até mesmo dirimir ideias. A comunição e coesão entrelaçam o entendimento da mensagem. Nem sempre um bom chefe é um bom líder, há pessoas que carregam consigo o espírito de liderança, ou seja, liderar não é mandar executar as tarefas e sim motivar o grupo ou equipe de trabalho a sentir o desejo de executar a tarefa além do que lhe foi ordenado.
Questão 3- Com base em uma teoria psicológica, como o Behaviorismo, a Psicanálise e a Psicologia Sócio-histórica, identifique e analise um conceito que pode ser aplicado a sua profissão. (valor: 1,0)
Em seu texto, aborde os seguintes pontos:
- explicite em seu texto o conceito escolhido e a análise do mesmo (valor: 0,5)
- aplicabilidade e a importância do conhecimento psicológico para vida profissional (identifique o seu curso) (valor: 0,5).
Behaviorismo:
Termo utilizado para analise experimental do comportamento, surgido nos Estados Unidos, com Jonh B. Watson (1878-1953) em 1913. O Behaviorismo vai trazer através da psicologia a maneira de praticarmos a interação entre pessoas em determinado ambiente físico social, apresenta-se um estimulo e em seguida vem uma resposta, o estimulo gera uma alteração no ambiente externo e logo vem uma resposta contingente.
Ex:
Para um jovem aprender vai depender da interação que ele tem com o ambiente. Essa metodologia aplicada na vida profissional, especificamente na contabilidade, a aplicabilidade desta teoria esta presente na preservação da ética.
O centro do comportamento dos liderados é estudado pelo Behaviorismo. A origem e a modificação dos comportamentos esta embasado nos efeitos dos estímulos alterando-se nos processos:
Comportamento respondente: reflexos e ações involuntárias
Comportamento operante: aqueles que interferem no mundo ao redor
Reforço: estimulo que aumenta a probabilidade futura
Reforço positivo: aumenta pela presença positiva de recompensa (estímulo)
Reforço negativo: aumenta desta vez a retirada de um estimulo aversivo (causa desprazer)
Questão 4 – A partir de um exemplo, identifique e analise como as emoções e sentimentos afetam a condição psicossocial do trabalhador (valor: 1,0).
- conceituação de sentimento (valor: 0,3);
- conceituação de emoção (valor: 0,3);
- correlação com a condição psicossocial (valor: 0,4);
Emoções e sentimentos são momentos que faz parte da vida de todo e qualquer profissional, no seu dia a dia ele precisa saber lhe dar com essas consequências que por sua vez são fazes do ser humano, onde se bem administradas tende a aumentar estreitando melhor o relacionamento no ambiente de trabalho.
Há uma grande diferença entre emoções e sentimentos, mas, profissionalmente falando as duas transmitem um comportamento que podem definir e até mesmo assegurar o profissionalismo do ser humano.
Para
...