TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Literatura Infantil

Pesquisas Acadêmicas: Literatura Infantil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  353 Palavras (2 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 2

7.CONSIDERAÇÕES FINAIS

Após a análise sobre língua, linguagem, fala, variação linguística, surgimento da internete e sua linguagem é possível afirmar que a língua está sendo modificada e adaptada no âmbito virtual para melhor satisfazer seus usuários. A internet é definida pela velocidade de carregamento de dados, logo a comunicação dos internautas busca acompanhar tal velocidade tentando expressar-se o máximo possível em tempo mais ágil. Essa agilidade se dá pelo fato de o internetês, linguagem dos internautas ,misturar oralidade com escrita e assim proporcionar "a conversa" ou "bate-papo"entre os usuários.

Então se a língua está se modificando ou adaptando-se na internet é porque ela está seguindo seu curso natural, ou seja, está evoluindo junto com a sociedade para atender as necessidades dos falantes.

Sendo assim, faz-se necessário reafirmar que todas as línguas são mutáveis, não estáticas, tendem a sofre alterações ao longo do tempo. A própria "língua mãe" é brasileira e não puramente portuguesa, pois é produto da miscigenação étnica-cultural, é variação do Português de Portugal o qual originou-se do Latim.

Contudo, essa evolução da língua assim como sua variação não são meios para difundir a linguagem virtual como correta, mas exemplificar as transformações linguísticas ao longo dos tempos e consequentemente sua adequação aos falantes. Pois, o que hoje é vassoura já foi bassoura, atual era rádio, o telefone fixo foi substituído pelo móvel, etc. Então, o internetês relaciona-se, também, ao fator adequabilidade, ou seja, foi criado e é aceito por determinados contextos não devendo ser a única variante usada em toda e qualquer comunicação .

Por isso é ingênuo esperar homogeneidade total em um meio de expressão que sofre influências do tempo, espaço e de usuários do mundo inteiro. Dessa forma, essa variedade linguística deve ser abordada em sala de aula objetivando conscientizar de que unidade não significa igualdade.

A escola, também, deve refletir respeito do seu papel no processo de formação de cidadãos, no sentido de torná-los aptos a atenderem às exigências da sociedade contemporânea fazendo uso de diferentes tipos de linguagem. Pois, o acesso excessivo ao mundo virtual realmente pode dificultar a expressão escrita do internauta, mas também pode ampliar seus conhecimentos e consequentemente o vocabulário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com