Literatura Infantil: Análise
Ensaios: Literatura Infantil: Análise. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Jordanny • 18/9/2014 • 611 Palavras (3 Páginas) • 313 Visualizações
literatura infanliteratura infantil: Análise
01 – A qual gênero a literatura infantil pertence? Por quê?
Narrativa. A narração permite uma leitura diferenciada, porque se apresenta de modo simples ao público leitor. Essas formas diferentes nascem desta forma para representar o mundo e os homens. Assim, a escolha de um conto ou de uma fábula tem a ver com as intenções a serem exemplificadas e aplicadas, as formas de construção do texto, as referências explícitas ou implícitas a outros textos do mesmo formato, as personagens que se expressam ou agem de maneira prevista ou imprevisível, a retomada parcial da forma tradicional ou sua rejeição.
02 – Aponte a qual categoria de conto pertencem os contos destacados abaixo, justifique sua escolha.
a) O macaco e o rabo – Conto acumulativo
b) O preguiçoso-conto popular e exemplar.
03 – Na composição da matéria narrativa, entram dez fatores estruturantes. Leia a fábula abaixo e responda as questões propostas:
a)Afabulação vem de uma estruturação linear. Onde os acontecimentos iniciam se de imediato com o motivo principal ou com circunstancias que levam diretamente a situação problemática.
b–Personagens caráter. Tendem ser substituídas por individualidades, cada qual bem distinta da outra .
c – Natural e Social
d – O texto bb
04 – Comente sobre cada uma das técnicas ou processos narrativos existentes.
A descrição em sua manifestação pura corresponde a um processo de apreensão da realidade que resulta de uma atitude estática. Isto é atitude de quem observa, analisa e descreve uma realidade parada, imobilizada no tempo. Quem descreve e mostra os detalhes de um objeto, cena, quadro ou fenômeno imobilizado em um dado momento.
A narração expressa quem relata um processo de quem participa emotivamente daquilo que está contando, porque se sente senhor de todos os segredos e de todo dinamismo da situação em foco.
O diálogo é a comunicação oral entre duas ou mais pessoas. Técnica peculiar à linguagem teatral, que foi assimilada pela ficção.
05 – Quais as principais características das obras de Monteiro Lobato.
Monteiro Lobato foi um escritor modernista queretratou a miséria dos moradores do interior do sudeste e a decadência da economia cafeeira, apesar de conhecermos como um escritor infantil Monteiro Lobato também escreveu sobre ruptura com o passado, denúncia da realidade, uma figura muito polêmica, ao contrário da impressão que a maioria das pessoas tem hoje a seu respeito, retratou como ninguém o atraso das regiões interioranas de São Paulo. Ele foi o criador de um dos símbolos do atraso e da ignorância do caipira. Ele é o criador da figura do Jeca Tatu.
Lobato tinha um gênio muito forte, desde criança mostrou-se rebelde. Seu jeito explosivo foi responsável por um dos motivadores do movimento modernista.
06 – Analisar a estrutura e a temática dos contos de fada e dos contos
...