Lixo Eletrônico: Riscos E Oportunidades
Ensaios: Lixo Eletrônico: Riscos E Oportunidades. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: patcavan • 20/5/2014 • 5.718 Palavras (23 Páginas) • 469 Visualizações
LIXO ELETRÔNICO: RISCOS E OPORTUNIDADES
RESUMO
A internet e seus incontáveis spams, que sobrecarregam as redes de computadores, causando transtorno e prejuízos, tanto quanto as intermináveis páginas com informações redundantes ou falsas, criam uma confusão em vez de facilitar o cotidiano do usuário do ambiente virtual. E para acrescentar mais problemas ao dia a dia, ainda existe uma voraz atualização de equipamentos que utilizam processadores, com um radical e exponencial avanço tecnológico, que traz o absurdo de que na aquisição de um bem, o simples fato de retirá-lo da loja ou começar a utilizar, já o deixa obsoleto, deixando o mesmo ultrapassado e pronto a ser lançado ao lixo, ou exportado a países mais pobres, para ser utilizado ou servir para reciclagem, já que o lixo oriundo desse processo é considerável, constituído-se um sério risco para o meio ambiente. A composição tóxica é prejudicial à saúde humana e é um dos exemplos de risco proporcionado por esse lixo. Por outro lado o qual ainda pode ser fonte de renda para famílias pobres. Este Trabalho tem por objetivo, portanto, abordar o tema, propor soluções, analisar os riscos e as oportunidades que o e-lixo pode gerar.
Palavras-chave: Lixo eletrônico, Metais pesados e Reciclagem.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO.......................................................................................................06
2. DESENVOLVIMENTO...........................................................................................07
2.1 CONCEITOS DE LIXO ELETRÔNICO................................................................08
2.2 PANORAMA HISTÓRICO.................................................................................. 09
2.2.1 Surgimento...................................................................................................... 09
2.2.2 Tempos Modernos........................................................................................... 10
2.3 COMPOSIÇÃO DO LIXO ELETRÔNICO........................................................... 11
2.4 O LIXO ELETRÔNICO NO BRASIL E NO MUNDO........................................... 12
2.5 COMPONENTES DO LIXO ELETRÔNICO........................................................ 13
2.6 RISCOS............................................................................................................... 14
2.6.1 Metais Pesados................................................................................................ 15
2.7 OPORTUNIDADES............................................................................................. 19
2.8 RECICLAGEM.................................................................................................... 21
3. CONCLUSÃO....................................................................................................... 25
REFERÊNCIAS........................................................................................................ 26
1. INTRODUÇÃO
O dejeto gerado pela evolução da informática e dos meios de comunicação, não se resume apenas àquele virtual: os spams e as páginas que trazem informações conflitantes. Existe também o lixo físico: baterias inutilizadas de celulares e notebooks, grandes computadores e máquinas que se tornam obsoletas com uma rapidez exponencial. Esse descarte de equipamentos que traz grande prejuízo a natureza também pode representar novas oportunidades de negócio e de aprendizado.
A exportação de lixo eletrônico dos países desenvolvidos para os países emergentes como Índia e China aumentou de forma considerável. Diversas razões podem ser citadas como causas desse aumento: os custos elevados para o descarte adequado e para a desmontagem com finalidade de se reciclar os materiais inúteis.
Ambientalistas dos EUA e Europa lutam ferozmente contra o lixo eletrônico afirmam que as indústrias deveriam como meta conscientizar todos sobre os perigos que tal lixo pode proporcionar ao homem e ao meio ambiente, já que influenciam na qualidade de rios e solos. Entretanto, por outro lado, a constituição do e-lixo pode significar uma fonte de renda para algumas indústrias, elas coletam eletrônicos usados, sem custo para o consumidor, e providenciam o melhor destino, contudo nada de significativo pode ser feito. Pois não há leis que as obriguem diretamente a realizar tal procedimento.
A composição desse resíduo sólido é muito tóxica, pois há a presença de metais pesados em sua constituição. Por exemplo, pilhas e baterias possuem cádmio, mercúrio e chumbo, substâncias prejudiciais à saúde humana.
Este trabalho tem por objetivo analisar a atual situação do Brasil e do mundo perante a este novo problema.
Desenvolveremos, ainda, um panorama sobre a história e o surgimento do lixo eletrônico.
Apresentaremos os riscos e as novas oportunidades que esse resíduo pode gerar, expondo-os sempre de acordo com a verdade.
2. DESENVOLVIMENTO
Em países desenvolvidos, os ciclos de substituição de aparelhos estão cada vez mais acelerados. O tempo médio para troca dos celulares - que já são mais de 102 milhões em uso no nosso País - é de menos de dois anos. Já os computadores, cuja base instalada é estimada em 33 milhões, são substituídos a cada quatro anos nas empresas e a cada cinco anos pelos usuários domésticos (MOREIRA ,2007).
A desatualização desses produtos e a sua transformação em lixo eletrônico têm como causa, em geral, a aquisição de um aparelho novo que é, monetária e tecnologicamente, mais vantajoso que o reparo de um produto usado. As pessoas perdem o hábito de usar algo até que ele esteja completamente desgastado, ao primeiro sinal
...