Logística
Por: juliano1982 • 12/6/2015 • Trabalho acadêmico • 1.380 Palavras (6 Páginas) • 180 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE SÃO BERNARDO
RELATÓRIO DE CONCLUSÃO DE MÓDULO
CURSO DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
TEMA: CROSSDOCKING
DANIEL WAGNER DE OLIVEIRA RA: 8410158914
EDUARDO ALBERANI RA: 8486196846
ELIANE ARAUJO DA SILVA RA: 8073821199
JEAN CARLO MARTINS DOS SANTOS RA: 8410161585
JOAB ELIAS DE LIMA RA: 8206975566
JULIANO DA SILVA PINHEIRO RA: 8075852002
MARCOS VINICIUS DE LIMA RA: 8202313180
RAFAEL DIAS NASCIMENTO RA: 8410160147
VALDIR JOSE SANCHES JR RA: 1299110279
2º ANO – 3º SEMESTRE
PROFESSOR: CLEIDE
DISCIPLINA: PROJETO INTEGRADOR
SÃO BERNARDO DO CAMPO
JUNHO – 2015
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é descrever como as atividades e atividades desenvolvidas em um departamento de PCP.
A função do PCP requer um modo de pensar referentes aos diversos questionamentos sobre o que será feito, como, por quem e com que recursos, bem como onde e quando será executado.
O planejamento de produção define todos estes fatores, a partir do projeto de desenvolvimento do produto que será manufaturado, fornecendo os dados básicos para o estabelecimento da programação.
O QUE É PCP?
O PCP é o departamento responsável pelas atividades relacionadas à utilização dos recursos disponíveis pela empresa tais como: Matéria-Prima, Mão de Obra e Equipamentos para a produção de serviços e/ou produtos.
PLANEJAMENTO
Para a execução de um planejamento, é necessário que haja dados relevantes que venham contribuir para o bom andamento e execução deste plano.
Segundo Idalberto Chiavenato, a função do planejamento é determinar antecipadamente quais os objetivos a serem atingidos e o que deve ser feito para atingi-lo da melhor maneira possível.
Uma empresa que não planeja suas atividades antecipadamente, certamente poderá ter problemas futuros com o seu nível de serviço, gerando problemas como: Atraso nas entregas, Atraso na Produção, Falta de Matéria-Prima, Indisponibilidade de Estoque gerando prejuízos pela perda do faturamento.
Um planejamento mal elaborado poderá gerar prejuízos motivados pelos seguintes fatores: avaria da mercadoria no estoque, má utilização de equipamentos e mão de obra, fará com que a produtividade seja inferior ao desejado e a capacidade disponível de produção.
Para que um planejamento seja executado, é necessário estabelecermos as prioridades do que é relevante a sequência de sua execução.
Com base nas informações acima descritas, devemos seguir a seguinte sequência para o planejamento:
- O que se deve fazer?
- Quando fazer?
- Quem deve fazer?
- Como fazer?
O planejamento da produção deverá estar alinhado com a demanda informada pelo setor comercial da empresa, contemplando todas as informações necessárias do mercado, para que o setor de planejamento possa traçar qual a forma mais adequada de planejar.
Um conjunto de ferramentas e metodologias pode ser utilizado como meio de captação destas informações, gerando confiança e qualidade dos dados obtidos.
Segundo estudiosos da escola contemporânea da administração, os benefícios do uso destas ferramentas é sem dúvida o aumento da produtividade e aumento da eficiência em todos os níveis dos processos e/ou atividades.
Um diferencial do setor de PCP é a inter-relação com os demais setores da organização.
Essa inter-relação é necessária devido à necessidade de administrar todos os recursos da empresa como: Matéria-Prima, Equipamento e Mão de Obra.
Entre os departamentos que possuem maior relacionamento com a área de PCP são: Engenharia de produção, Recursos Humanos, Vendas, Financeiro, Recebimento e Almoxarifado.
INTERAÇÃO COM DEMAIS ÁREAS
Engenharia de produção=>Estrutura de produtos e quantidades.
Recursos Humanos=> Aumento ou diminuição do efetivo.
Vendas=> Pedidos e Previsão de Demanda,
Financeiro=> Disponibilidade financeira para aquisição de materiais
Recebimento=> Conferência de mercadorias.
Almoxarifado=> Disponibilidade de MP para produção.
Armazém=>Disponibilidade de PA para faturamento.
[pic 1]
PROGRAMAÇÃO DA PRODUÇÃO
É a atividade de estabelecer os equipamentos ou unidades produtoras, que serão utilizadas para a produção do produto acabado indicado pelo setor de planejamento, e constantes no MPS “Material Requirement Planning” ou Plano mestre de Produção.
Neste momento, o Programador deverá estar com todas as informações referente a capacidade instalada da fábrica ou unidade produtora, juntamente a programação que está em curso, para que este possa avaliar o melhor uso do equipamento.
Para que esta informação esteja de fácil entendimento, podemos exemplificar com um modelo de planilha de controle como segue abaixo:
[pic 2][pic 3]
A figura 1 indica que a máquina INJ-01 possui capacidade de produção para aproximadamente 7.000 unidades.
As seguintes variáveis devem ser analisadas pelo programador como segue abaixo:
...