Logica Formal
Artigos Científicos: Logica Formal. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: C4N1B4L • 22/9/2014 • 9.484 Palavras (38 Páginas) • 543 Visualizações
LIVRO TEXTO DE METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
PROF DR ELI VAGNER FRANCISCO RODRIGUES
RACIOCÍNIO LÓGICO
UNIDADE II
Lógica Formal
*
Aristóteles propôs a primeira classificação geral dos conhecimentos ou das
ciências dividindo-as em três tipos: teoréticas, práticas e produtivas. Todos os
saberes referentes a todos os seres,todas as ações e produções humanas
encontravam-se distribuídos nessa classificação que ia da ciência mais alta – a
filosofia primeira – até o conhecimento dastécnicas criadas pelos homens para
a fabricação de objetos. No entanto, nessa classificação não encontramos a
lógica. Por quê?
Para Aristóteles, a lógica não era uma ciência teorética, nem prática ou
produtiva, mas um instrumento para as ciências. Eis por que o conjunto das
obras lógicas aristotélicas recebeu o nome de Órganon, palavra grega que
significa instrumento.
A lógica caracteriza-se como:
- Instrumental: é o instrumento do pensamento para pensar
corretamente e verificar a correção do que está sendo pensado;
- Formal: não se ocupa com os conteúdos pensados ou com os
objetos referidos pelo pensamento, mas apenas com a forma pura e
geral dos pensamentos, expressa através da linguagem
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;
- Propedêutica: é o que devemos conhecer antes de iniciar uma
investigação científica ou filosófica, pois somente ela pode indicar os
procedimentos (métodos, raciocínios, demonstrações) que devemos
empregar para cada modalidade de conhecimento;
- Normativa: fornece princípios, leis, regras e normas que todo
pensamento deve seguir se quiser ser verdadeiro;
- Doutrina da prova: estabelece as condições e os fundamentos
necessários de todas as demonstrações. Dada uma hipótese, permite
verificar as conseqüências necessárias que dela decorrem; dada uma
conclusão, permite verificar se é verdadeira ou falsa;
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CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. Completar a referência.
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No século XX, os lógicos afirmaram que a lógica aristotélica não deveria ser considerada plenamente
formal porque Aristóteles não afastara por inteiro osconteúdos pensados para ficar apenas com a forma
vazia de conteúdo. No entanto, vamos aqui manter essa característica paraa lógica aristotélica, porque, se
comparada à dialética platônica, nela o papel doconteúdo pensado é menos do que a forma de
pensamento, estudada pelo filósofo.
- Geral e temporal: as formas do pensamento, seus princípios e suas
leis não dependem do tempo e do lugar, nem das pessoas e
circunstâncias, mas são universais, necessárias e imutáveis como a
própria razão.
O objeto da lógica é a proposição, que exprime, através da linguagem, os
juízos formulados pelo pensamento. A proposição é a atribuição de um
predicado a um sujeito: S é P. O encadeamento dos juízos constitui o raciocínio
e este se exprime logicamente através da conexão de proposições; essa
conexão chama-se silogismo. A lógicaestuda os elementos que constituem
uma proposição (as categorias), os tiposde proposições e de silogismos e os
princípios necessários a que toda proposição e todo silogismo devem obedecer
para serem verdadeiros (princípio da identidade, da não-contradição e do
terceiro excluído).
1.1 A proposição
Uma proposição é constituída por elementos que são seus termos. Aristóteles
define os termos ou categorias como “aquilo que serve para designar uma
coisa”. São palavras não combinadas com outras e que aparecem em tudo
quanto pensamos e dizemos. Hádez categorias ou termos:
1. Substância (por exemplo, homem, Sócrates, animal);
2. Quantidade (por exemplo, dois metros de comprimento);
3. Qualidade (por exemplo,branco, grego, agradável);
4. Relação (por exemplo, o dobro, a metade, maior do que);
5. Lugar (por exemplo, emcasa, na rua, no alto);
6. Tempo (por exemplo, ontem, hoje, agora);
7. Posição (por exemplo,sentado, deitado, de pé);
8. Posse (por exemplo, armado, isto é, tendo armas);
9. Ação (por exemplo, corta, fere, derrama);
10. Paixão ou passividade (por exemplo, está cortado, está ferido).
As categorias ou termos indicam o que uma coisa é ou faz, ou como está. São
aquilo que nossa percepção e nosso pensamento captam imediata
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