Logisitica Integrada
Monografias: Logisitica Integrada. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: AlexEugnio • 4/10/2013 • 9.253 Palavras (38 Páginas) • 324 Visualizações
Título : Conteúdo Logística Integrada - Parte I
Conteúdo :
1.INTRODUÇÃO Á LOGÍSTICA
De acordo com o Dicionário Aurélio a palavra Logística tem origem no idioma francês Logistique e se define de forma militar sendo uma parte estratégica para se alcançar objetivos de guerra e conquista tratando das funções de planejar e realizar atividades militares
Com a evolução da integração econômica mundial a partir dos anos 1990, processo esse conhecido como globalização, as empresas localizadas no Brasil estão sendo pressionadas por concorrentes de várias regiões do mundo que de forma rápida e inesperada estão disputando os mercados com as empresas brasileiras e fazem produzindo e importando produtos de boa qualidade com preços competitivos e prazos de entrega rápidos.
Até 1990, as vantagens competitivas tradicionais das empresas nacionais, são menores prazos de entrega e pronta disponibilidade de estoques passaram a ser questionadas já que as novas concorrentes recém chegadas conseguem com um eficiente planejamento de vendas, produção e estoques garantir entregas rápidas e confiáveis mudando uma desvantagem em ponto forte
Como resultado deste processo, as empresas nacionais precisam dar uma resposta a crescente complexidade do mercado e sentem a necessidade de serem mais eficientes para enfrentar a concorrência nacional e internacional.
Empresas e consumidores demandam produtos e serviços como entregas pontuais, produtos de qualidade, estoques reduzidos, baixos custos, rentabilidade e preços competitivos.
Para atender o mercado neste nível de atendimento e eficiência as empresas precisam desenvolver eficientes processos administrativos que sejam organizados de forma a prover uma rápida reposição de pedidos junto aos fornecedores nacionais e internacionais aliando conceitos importantes como gestão de demanda, estoques equilibrados com um sistema de transportes ágeis e eficientes.
A Logística é uma área em crescimento permanente que busca conquistar ganhos de produtividade com redução de custos prestando um serviço ao cliente satisfatório e para isso, precisa reagir aos desafios das alterações constantes no mercado.
Até há pouco tempo era considerada uma área de apoio e, portanto acessória, mas, hoje, é considerada uma área de perfil estratégico em função dos altos custos que administra e das repercussões que suas ações são percebidas pelos clientes.
1.1 A logística e o valor aos clientes
Nos últimos anos, os clientes evoluíram em suas necessidades e exigência junto as empresas que são pressionadas por estas novas demandas e concorrentes em escala global.
Como clientes quando vamos ao mercado de produtos e serviços buscamos atender nossas necessidades e temos a expectativa de que os produtos estejam disponíveis naquele momento a um custo acessível para atender nossas necessidades.
Quando isto acontece, há uma transação comercial (venda) que foi possível porque a logística atuou para que os produtos estivessem disponíveis no momento necessário.
A logística, portanto, é uma competência qualitativa que as empresas devem desenvolver para fazer uma ligação direta entre os clientes e fornecedores agregando valor ao produto.
Valor este que para os clientes é percebido quando ele pode reduzir tempos gastos, agregar confiabilidade na entrega e diminuir custos financeiros referente a estoques e a manuseio de produtos.
No mercado hoje, a logística é considerada uma atividade estratégica que pode ser fonte de uma vantagem competitiva no mercado.
Para Porter (1989) a capacidade de uma empresa ser competitiva depende de sua cadeia de valor, isto é, para o conjunto das atividades da empresa que criam valor para o cliente de forma visível e real
Ainda para Porter (1989, P.36)
¨ A vantagem competitiva não pode ser compreendida olhando para a empresa como um todo. Ela deriva de muitas atividades discretas e cada uma pode contribuir para a posição de custos e criar a base para a diferenciação.¨
Como podemos ver, as empresas precisam agregar valor aos clientes operando de forma mais eficiente do que os concorrentes e a logística tem potencial para criar esta vantagem.
1.2 O conceito de logística
A Logística, como várias áreas empresariais, é uma área que está em evolução e que busca atingir objetivos de alta produtividade a custos reduzidos e que em função do agressivo ambiente empresarial enfrenta desafios.
Conforme vimos, a origem do termo Logística remonta aos meios militares e está vinculado ás necessidades de abastecer tropas militares na França em combate e é importante sabermos que guerras e batalhas foram e serão ganhas ou perdidas como conseqüência de eficientes sistemas logísticos.
Os generais precisavam que as tropas avançassem de forma decidida e para tal é preciso haver uma equipe de retaguarda que levassem suprimentos de víveres, munição e socorro médico e que por ser um trabalho de suporte apenas atuava sem glamour (Novaes. 2007.p.32).
Ao longo dos últimos anos vários pesquisadores definem a área de Logistica conforme sua visão especial e a evolução de suas atribuições nas empresas e uma definição inicial foi atribuída por Bowersox (2004) que declara que a logistica é;:
¨O processo de gerenciamento de todas as atividades necessárias para movimentar estrategicamente matérias-primas, peças e componentes e produtos acabados de vendedores, entre instalações de empresas e para consumidores¨
Para outro autor, Copacino (1997) em uma definição simples, afirma que logística é;
¨ Processo de administração do fluxo de produtos da fonte ao ponto de uso¨.
Utilizaremos, para efeito de nosso estudo a definição do Council of Logistics Management (1998) que define:
¨Logística é a parte do processo da cadeia de abastecimento que planeja, implanta e controla o fluxo eficiente e eficaz de matérias-primas, estoques em processo, produtos acabados e informações relacionadas, desde seu ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender os requisitos dos clientes. ¨
A logística hoje é uma área de prestação de serviços (serviços logísticos) que busca na execução de suas funções operacionais desenvolver uma integração entre o fluxo de materiais que ocorre internamente com um fluxo de informações integrando-os de forma a atingir objetivos estratégicos definidos como atuar com eficiência e a baixos
...