Logistica Internacional
Monografias: Logistica Internacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jbrs • 22/8/2014 • 4.744 Palavras (19 Páginas) • 251 Visualizações
RESUMO: GESTÃO DE LOGÍSTICA, DISTRIBUIÇÃO E TRADE MARKETING
CAPÍTULO 1: IMPORTANCIA DA LOGÍSTICA NA MODERNA ECONOMIA.
Logística: é o processo de planejar, implementar e controlar de maneira eficiente o fluxo e a armazenagem de produtos, bem como os serviços e informações associados, cobrindo desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com objetivo de atender os requisitos do consumidor.
A logística não tem fronteiras nas organizações. Suas atividades vão desde a obtenção de matérias-primas e serviços dos fornecedores até a prestação de serviços e fornecimentos de produtos aos clientes, passando pela gestão logística interna em apoio ás operações interna.
Distribuição: é o que ocorre com os produtos acabados desde que são armazenados até o momento em que são entregues ao cliente, em atendimento aos seus pedidos ou contratos de fornecimento contínuo. Distribuição pode ser chamada também de distribuição física, logística de saída ou outbound logistucs. A distribuição está dentro da logística.
Logística de entrada: liga a empresa aos seus fornecedores. Pode ser chamada também de logística de suprimentos ou inbound logistics.
Logística interna ou de operação: está relacionamento com o controle das movimentações e dos estoques em processo nas linhas de produção, durante a fabricação dos produtos.
Logística reversa: fluxo inverso dos produtos, dos clientes para a empresa.
Trade Marketing: Investiga e discute o desenvolvimento das relações entre fabricantes e canais de venda. Entendendo a relação entre marcas, pontos-de-venda e consumidores para adaptar os produtos, a logística, as políticas e as estratégias de marketing das marcas, e conquistar o consumidor nos pontos-de-venda.
Satisfazendo da melhor maneira possível as necessidades de canais comerciais específicos e de clientes estratégicos. E uma filosofia de trabalho voltada para o PVD, com o objetivo de solidificar a relação entre fabricante e distribuidores e atender com excelência os consumidores finais.
Cliente no centro da estratégia logística
Todo o processo de planejamento e execução das atividades da logística, da distribuição e do trade marketing tem o cliente como origem e destino.
Por isso, a logística é vital para as empresas que pretendem valorizar cada vez mais uma marca, reter o máximo de clientes, expandir o market share e negócios no longo prazo.
CRN (Customer Relationship Management)
Nível de serviço chegando ao cliente individual, no melhor alinhamento com o marketing one-to-one. A empresa usa o feedback de cada customizar o relacionamento individualmente. O markting 1-a-1 é o maior propósito do CRM.
Três aspectos do serviço ao cliente pela logística
• Serviços de pré-transação:
- política escrita de apoio ao consumidor
- facilidade de acesso ao sistema de apoio ao consumidor
- estrutura do serviço de apoio
- flexibilidade do sistema
• Serviços de transação:
- ciclo do pedido
- disponibilidade em estoque
- atendimento do pedido no prazo acordado
- informação sobre o estado dos pedidos
• Serviços de pós-transação:
- disponibilidade de sobressalentes
- tempo de atendimento para garantia e custo do primeiro atendimento
- rastreabilidade
- atendimento ao consumidor
Evolução teórica dos custos logísticos e das receitas com a melhoria do nível de serviço
Vide figura 4, página 36 do livro.
Perfis de uma empresa no mercado
• Líder em serviço: pequena vantagem em produtividade e grande vantagem em valor
• Líder em preço: grande vantagem em produtividade e pequena vantagem em valor
• Líder em preço e serviço: grande vantagem em produtividade e em valor
• Mercado de commodities: pequena vantagem em produtividade em valor
Relacionamento Marketing x Logística
Marketing: alocar os recursos ao marketing mix para maximizar a lucratividade a longo prazo.
Logística: minizar o custo total de um determinado objetivo de serviço ao cliente.
Para Lambert e Stock, “os objetivos do marketing e logística estão interligados”
Missão da Logística: “ atender ao nível de serviço estrategicamente definido pela empresa para cada segmento de clientes e produtos, ao menor custo possível”.
Cinco passos da estratégia logística:
1. Definição da arena competitiva
2. Entendimento das dimensões do serviço
3. Identificação dos principais atributos do serviço
4. Segmentação do mercado
5. Avaliação de desempenho
CAPÍTULO 2: LOGÍSTICA
Numa era onde o consumidor está menos suscetível aos apelos da marca, ele passa a dar maior importância ao conjunto de atributos oferecidos junto com o produto, e que o ajustem ás suas necessidades especificas. Fatores como disponibilidade, suporte técnico pós-vendas, e prazo de entrega, passa a ser mais importantes que o próprio produto.
A logística deve ser tratada como um processo que se inicia na aquisição de matéria-prima e termina na entrega do produto ao consumidor final.
Produção Empurrada = empresas produzem segundo previsão baseada em dados históricos de venda. Contudo uma característica deste
...