TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logístia

Trabalho Universitário: Logístia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  1.020 Palavras (5 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 5

Trabalho 2 - 2o. Bimestre

DISTRIBUIÇÃO DE MATERIAIS

DATA DE ENTREGA: 18/11/2014

Com base no texto apresentado, respondam ( de maneira concisa) as seguintes questões:

1- O que são centros de distribuição avançados? Quais as vantagens e as desvantagens que estes apresentam?

2- Explique o conceito de consolidação de cargas num sistema de distribuição e aponte seus benefícios.

3- Explique o conceito de fracionamento de cargas num sistema de distribuição e aponte seus benefícios.

Resp. As mercadorias são transportadas de um ponto a outro através de vários meios: aéreo, ferroviário, por água e caminhões. No Brasil, as circulações de mercadorias que utilizam caminhões oferecem às empresas uma grande flexibilidade a um preço relativamente baixo. O transporte por caminhão oferece um movimento de grandes quantidades mais rapidamente. As empresas de transporte geralmente oferecem dois tipos de serviços; a carga total (completa) e fracionada. Carga fracionada significa que o volume que transporta ocupa menos do que um caminhão. Envios de carga fracionada movem variadas mercadorias de diferentes clientes em um mesmo caminhão. Enviar cargas fracionadas pelas transportadoras possibilita as empresas contratantes um método mais rentável, pois não pagam pelo uso do caminhão completo.

A principal vantagem da utilização de serviços de transporte por parte de transportadoras de carga fracionada são seus custos. O preço para uso de transportadoras de ctrarga fracionada é muito menor do que utilizar um caminhão inteiro. Por outro lado, também é mais econômico do que contratar uma caminhoneta pequena, uma vez que estes veículos são usados para uma única carga. No entanto, as caminhonetas têm como vantagem não manipular a mercadoria.

4- Qual a relação entre as estruturas de distribuição escalonadas e os níveis de estoque de uma empresa?

Resp. As escalonadas consiste numa rede de distribuição com um ou mais armazéns centrais com centros de distribuição em menor escala localizados em regiões próximas à potenciais consumidores, conhecido como CDA – Centro de Distribuição Avançado.

Verifica-se então que as estruturas de distribuição escalonadas facilitam a consolidação de carga, resultando em custos de transporte mais baixos. No entanto, o seu efeito sobre os níveis de estoque e sobre os custos de armazenagem deve ser corretamente avaliado.

A descentralização dos estoques, típica dos sistemas escalonados, aumenta a quantidade de estoque necessária para atender os níveis de disponibilidade desejados, tornando também mais complexo o seu gerenciamento. Em função da maior incerteza provocada pela divisão da demanda em áreas regionais, a manutenção de toda a linha de produtos em cada centro avançado é sujeita às faltas de estoque. Desta forma, o objetivo inicial de prover rápido atendimento e alta disponibilidade pode ser prejudicado pela ocorrência de pedidos incompletos. Além do risco da falta de estoque, são maiores também os riscos de obsolescência em função da estratégia adotada de antecipação de demanda.

5- Caracterize as instalações do tipo Transit Point e as instalações do tipo Cross-Docking e aponte as principais diferenças entre elas.

Resp. As instalações do tipo Transit Point são estruturalmente simples,necessitando de baixo investimento na sua instalação. Seu gerenciamento é facilitado pois não são executadas atividades de estocagem e picking, que exigem grande nível de controle gerencial. Seu custo de manutenção, portanto, é relativamente baixo.

Os Transit Points guardam as mesmas relações de custo de transporte que os centros de distribuição avançados, pois permite que as movimentações em grandes distâncias sejam feitas com cargas consolidadas, resultando em baixos custos de transporte.

As instalações do tipo cross-docking operam sob o mesmo formato que os Transit Points, mas se caracterizam por envolver múltiplos fornecedores atendendo clientes comuns. Cadeias de varejo são candidatos naturais à utilização deste sistema e, de fato, existem inúmeros exemplos da utilização intensiva do cross-docking neste setor.

Embora

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com