Logística
Por: DaniRRodrigues • 9/9/2016 • Trabalho acadêmico • 964 Palavras (4 Páginas) • 179 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
PÓLO – MANAUS
Desafio de Aprendizagem – Disciplina Transporte, Distribuição e Seguros.
MANAUS/AM
NOVEMBRO / 2012
Erivaldo Silva Araújo - 331978
Edelson Fontenele de Carvalho – 291152
José Sidney de Almeida Lemos – 305981
Roberval Pereira de Souza – 296031
Evanilson Peres Paz – 300225
Desafio de Aprendizagem – Disciplina Transporte, Distribuição e Seguro.
Relatório apresentado como atividade avaliativa da disciplina Transporte, Distribuição e Seguro do Curso Superior Tecnologico em Logistica do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera-Uniderp, sob a orientação da tutora presencial Vanessa Alves.
MANAUS - AM
NOVEMBRO / 2012
Introdução
Na pesquisa abaixo, feita na industria de relógios Technos da Amazônia Industria e Comercio Ltda, explanaremos como foi sua evolução da cadeia logística, desde sua fundação até os dias de hoje. Abordaremos os gargalos e suas possíveis soluções, onde um bom gestor da área deve estar sempre apto a inovar e agregar processos.
Citaremos também, os modais utilizados na região, e na empresa estudada, além de suas vantagens e desvantagens.
Etapa 1
A pesquisa foi realizada na empresa Technos da Amazônia Industria e Comércio Ltda que se localiza na Rua Mogno, 600, Distrito Industrial, CEP: 69075-170, CNPJ: 04.628.426/0001-45, no município de Manaus no Amazonas, atua no Polo Relojoeiro, comercializa relógios de uso pessoal, é uma empresa de porte médio sua missão élevar ao mercado grandes marcas de relógios que melhor traduzem o estilo dos consumidores.
Sua visão é conquistar a liderança do mercado de relógios no Brasil.
Seus valores são: credibilidade, transparência, respeito, responsabilidade social e resultados.
O contato que forneceu os dados da empresa foi a Sra Mirasselma Alves , que trabalha no setor fiscal, Telefone 2126-2992.
Em uma pesquisa nos arquivos e no histórico da empresa descobrimos que a logística da empresa era deficitária, com sistemas ineficientes e obsoletos, na época os vendedores externos faziam a oferta sem saber se a demanda era suficiente para atender ao pedidos solicitados quando os pedidos eram processados demoravam dias para serem entregues.
Não existia um controle eficaz de distribuição, os as cotações e fretes eram calculados manualmente o que acarretava em muitos erros, na maioria das vezes eram irreparáveis, erros esses que resultavam na troca constante de parceiros, fornecedores e funcionários.
Atualmente a empresa se utiliza de um moderno sistema, com leitores de placas e de códigos de barras. Os fretes e informações como dados de danfes e agendamentos são feitos via EDI.
O setor de compras acompanha diariamente a relação pedidos X estoques e os prazos de entrega diminuíram devido ao modal escolhido, o aéreo.
Etapa 2
Na Região Amazônica predominam os seguintes tipos de transportes:
- Dutoviário: que transportam líquidos ou gasosos por longas distancia, restringem-se a uma faixa limitada de produtos principalmente quando se trata de petróleo e seus derivados e gás. É um modo mais vagaroso, porém sem interrupções.
- Aéreo: percorrem grandes distancias em pouco tempo, geralmente transporta mercadorias de alto valor, ou produtos sensíveis a ação do tempo e que precisam chegar rapidamente ao local de entrega, apresenta baixo índice de extravios e avaria.
- Hidroviário: todo o tipo de transporte realizado sobre a água, onde estão incluídos os fluviais, lacustre, transporte marítimo e aquaviário interior.É um dos mais usados e mais baratos, transporta bens a granel em geral.
- Rodoviário: realizado em estradas de rodagem, adequado para curtas viagens, transporta produtos semiacabados e acabados.
A Technos utiliza somente o modal aéreo, pois é o mais rápido e o mais seguro.
Fluxograma da Rede Logística da Empresa.
[pic 3][pic 2]
Etapa 3
A forma como o material foi embalado tem uma parcela importante para redução dos custos relacionados ao movimentado e a armazenagem.
O sistema logístico tem na armazenagem como uma das funções que se agrega valor, pois na área de suprimento é necessário adotar um sistema de armazenagem racional de matérias-primas e insumos, no processo de produção são gerados estoques de produtos em processo e na distribuição armazenagem de produto acabado.A armazenagem é complexa no sistema logístico, e é necessária grande velocidade na operação e flexibilidade para atender às exigências e flutuações do mercado.
...