Luz, Trevas e o Método Científico
Por: jubessa880 • 23/10/2022 • Resenha • 365 Palavras (2 Páginas) • 130 Visualizações
"Luz, Trevas e o Método Científico". MEIS, Leopoldo de. Documentário produzido pela equipe do Instituto de Bioquímica Médica – Laboratório de Bioenergética – UFRJ. Acessado em 20 de maio de 2022. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=xLZYsCn2Y4g. Por: Jussara Oliveira Bessa Domingues
O filme retrata a evolução humana e suas conquistas, assim como suas dificuldades e obstáculos que não foram poucos, já que era proibido qualquer tipo de questionamento. A evolução científica teve um alto preço aos nossos predecessores, que com muita coragem enfrentaram a ignorância e pagaram com suas próprias vidas, para que cada um em sua época pudesse evoluir um pouco, e nos trazer a Ciência como conhecemos hoje.
As épocas da evolução foram marcadas por curandeirismo, sacrifícios humanos aos deuses, artesões, filósofos, bruxaria, cristianismo, inquisição, perseguição, sangue, guerra experimentalistas, entre outros até chegar a criação de uma Universidade onde religiosos e filósofos deram continuidade a revolução científica iniciada anteriormente com o derramar de muito sangue, quando conseguiram ensinar e desenvolver muitas ideias iniciadas que não puderam seguir a diante devido as proibições da época.
Para sobreviver nesse planeta sempre enfrentamos obstáculos, fome, peste, guerra, morte. As civilizações foram ao longo do tempo e de muitos sacrifícios, contribuindo com descobertas para os avanços e a evolução dos meios de transporte, máquinas e tecnologias que vemos hoje na humanidade e que caminham lado a lado com a Ciência.
Os sonhos de voar, navegar debaixo das águas, chegar a Lua, atenuar a fome e viver mais, só foram possíveis pela iniciativa de pensamento crítico e análise dos fenômenos naturais e do planeta que muitos pensadores e filósofos contribuíram para desenvolver, começando assim a evolução do método cientifico.
Precisamos romper as barreiras entre a diferença entre avanço da tecnologia e conhecimento da ciência natural e a dignidade humana. Sem o humanismo estaremos condenados a grandes sofrimentos no futuro por muito tempo, mas se conseguirmos propagar a noção de dignidade humana para grande parte da população estaremos menos vulneráveis de ataques de ambições de poder total evitando assim a destruição da espécie.
“Aqueles que não conseguem lembrar do passado estão condenados a repití-lo.”
George Santayna (1863-1952)
...