MACROECONOMIA E PLANO REAL
Pesquisas Acadêmicas: MACROECONOMIA E PLANO REAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luhlopesmatoos • 24/11/2014 • 698 Palavras (3 Páginas) • 519 Visualizações
Introdução
O debate sobre o sucesso do Plano Real é longo e, em 2002, diante da intensificação da instabilidade econômica resultante do processo eleitoral associado com a elevada fragilização externa e a possibilidade de retorno do processo inflacionário, essa discussão é retomada. De um lado, estão aqueles que defendem que o Plano Real atingiu plenamente seus objetivos, de outro, que o ocorrido em 2002 mostra que processo inflacionário não está sob controle e que a qualquer momento poderemos estar diante de uma nova ameaça de aumento nos preços. Mais ao centro, estão os que aceitam que o Plano Real teve êxito no combate à inflação, mas afirmam que o que realmente é importante e precisa ser discutido são os custos econômicos e sociais da estabilização monetária.
Parece evidente que esse tipo de discussão somente tem sentido se não houver clareza sobre: o objetivo do Plano Real, a compreensão do tipo de inflação que o Plano Real pretendeu combater e ou se houver incompreensão sobre a diferença entre estabilidade monetária e estabilidade econômica.
Diante disso, esse artigo pretende contribuir ao debate mostrando que o Plano Real teve como principal objetivo estabelecer a estabilidade monetária e não econômica, na qual teve pleno êxito, mesmo que a um custo econômico e social elevado. Pretende-se mostrar também, a diferença entre a estabilidade monetária e estabilidade econômica e que todo combate à inflação, que utiliza instrumentos ortodoxos, tem um custo sobre o produto, renda e emprego.
A MACROECONOMIA E O PLANO REAL
Temos como objetivos principais: a fundamentação teórica da macroeconomia em termos adequados para fixação deste estudo. Seus principais aspectos e divisões. De que forma se dá este estudo de comportamento econômico. As políticas utilizadas deste foco da economia e suas metas. Dada esta fundamentação far-se-á duas analises a partir da macroeconomia. Uma analíse, em âmbito geral pleno, da década de 1990 e outra analise, dada como base os "10 anos do Plano Real”. Integralmente sob uma perspectiva macroeconômica.
E para finalizar um texto apresentando as crises relacionadas às análises feitas anteriormente.
Cada conceito deve ser analisado analiticamente para que o objetivo desse trabalho seja atingido.
A Macroeconomia estuda o comportamento do sistema econômico por um reduzido número de fatores, como a produção total de uma economia, o nível de emprego e poupança, o investimento, o consumo, o índice geral dos preços. Seus principais objetivos estão no rápido crescimento do produto e do consumo (crescimento econômico), no aumento do nível de empregos, e na estabilidade de preços – inflação. Também fazem parte às taxas de salários, taxa de juros, quantidade de moeda, preço dos títulos e quantidade dos títulos, taxas de câmbio e quantidade de divisas.
No que diz respeito, não eliminou e não elimina de forma alguma o aumento dos problemas sociais que são estruturais no país e na sociedade como por exemplo: o desemprego, a fome, a exclusão social e outros PRINCIPAIS AGREGADOS MACROECONÔMICOS Os principais agregados macroeconômicos são: Valor Bruto de Produção ( VBP ) : expressão monetária da soma
...