MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Dissertações: MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: adrianopeixoto • 12/3/2015 • 3.641 Palavras (15 Páginas) • 310 Visualizações
Apresentação
Este manual tem por finalidade organizar a elaboração e apresentação do trabalho de conclusão de curso (TCC), como requisito parcial para a conclusão do Curso de Sistemas de Informação, desta instituição de ensino, normalizado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Consta, na maioria dos quadros curriculares de graduação da Educação Superior e em todas os cursos de pós-graduação, uma atividade que obriga os formandos a elaborar uma monografia científica como um dos requisitos para a avaliação do processo de ensino- aprendizagem. Nos cursos de graduação, essa atividade recebe o nome de trabalho de conclusão de curso (TCC).
Prof. Me Willians Luiz Bueno de Souza
Coordenador TCC UNIFEB – Sistemas de Informação
Obras utilizadas
Manual para elaboração do projeto de graduação – da Faculdade de Tecnologia de São José do Rio Preto elaborado pelo prof. Dr. Carlos Magnus Carlson filho e Profa. Maria Sueli Ribeiro da Silva - 2007
Manual do TCC da Fundação Armando Álvares Penteado elaborado pelo prof. Dr. Cleber C. Prodanov - 1996
Manual De Metodologia da Fundação Armando Álvares Penteado elaborado pelo prof. Dr. Cleber C. Prodanov e Profa. Ofélia M. Guazzelli Charoux - 1996
OS CRÉDITOS DEVIDOS DEVEM SER DADOS AOS ORGANIZADORES DAS OBRAS ACIMA MENCIONADAS.
EM CASO DE DÚVIDAS E OMISSÕES FAVOR ENTRA EM CONTATO COM WILLIANS BUENO
E-MAIL: WILLIANSBUENO@FEB.BR OU WILLIANSBUENO@GMAIL.BR
INTRODUÇÃO
O QUE É O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO?
O TCC é um trabalho apresentado pelos alunos do 8º. Termo do Curso de Sistemas de Informação como requisito obrigatório para a obtenção da sua graduação.
Apesar de não ser apoiado por com uma disciplina específica os alunos dos dois últimos semestres (7° e 8°) são avaliados e ficarão retidos caso não cumpram as normas e regulamentos do TCC.
O aluno que, por alguma razão, não apresentar o projeto para a banca de defesa, será automaticamente retido ficando impedido de participar da colação de grau de sua turma.
O resultado esperado do TCC é a elaboração de uma monografia, ou seja, a elaboração de uma explanação lógica sobre um tema, devidamente fundamentado, com a apresentação de evidências claras, sob as quais o autor tecerá comentários e conclusões.
MONOGRAFIA
O QUE É UMA MONOGRAFIA ?
- Um trabalho que observa e acumula informações
- Organiza essas informações e observações
- Procura as relações e regularidades entre elas
- Indaga sobre os seus porquês
- Utiliza de forma inteligente leituras e experiências de comprovação
- Comunica aos demais seus resultados
O QUE NÃO É UMA MONOGRAFIA ?
- repetir o que já foi dito, sem apresentar nada de novo
- responder um questionário
- manifestar opiniões pessoais sobre um assunto, sem fundamentá-las em dados comprobatórios
- fazer uma colagem de vários textos de vários autores sem uma finalidade específica
QUANTO A ESCOLHA DO TEMA
Num TCC típico, devem ser levantadas sugestões e soluções para problemas que afetam, direta ou indiretamente, a área de Sistemas de Informação ou da Tecnologia da Informação e Comunicação. O TCC deve contemplar, obrigatoriamente, em seu tema e conteúdo, o escopo do curso.
Para escolha do tema siga as seguintes orientações:
- Não seja muito abrangente, tentando falar de tudo
- Objetive o seu trabalho (o que você pretende fazer ?)
- Escolha um tema que faça parte de sua atuação profissional
- Escolha algo viável (acesso aos dados, tempo, proximidade)
- Seja de seu real interesse (não ao fazer por fazer)
- Seja um fator preponderante na sua carreira
QUANTO A ESCOLHA DO GRUPO
O TCC pode ser elaborado individualmente ou em grupos de no máximo (02) dois alunos, os quais serão avaliados de maneira independente (isto é, texto único, apresentação única, avaliação separada).
Procure montar grupos onde todos os componentes têm o mesmo objetivo e igual vontade de trabalhar. O trabalho displicente de um dos membros da equipe pode por todo o trabalho a perder, portanto seja seletivo na escolha de seus colegas.
QUANTO A ESCOLHA DO ORIENTADOR
O aluno será auxiliado por um (a) orientador (a) e um (a) co-orientador (a) formal, no máximo.
Sugere-se que os orientadores cuidem de no máximo 05 (cinco) projetos de graduação, ficando responsáveis – em parceria com seus orientados – pela finalização desses trabalhos. Para fins do número acima, uma co-orientação formalizada equivale a uma orientação.
Atenção é importante que o seu orientador compre a idéia, pois isto o deixará mais motivado a realizar o TCC. Lembre-se que cada professor tem o seu método de trabalho, portanto converse bastante com ele antes de formalizar o termo de compromisso de orientação.
O relacionamento entre orientador e orientados é fundamental para o sucesso do empreendimento e deve ser o mais profissional possível. Sendo assim cada uns sabendo de suas responsabilidades e deveres as possibilidades de conflito ficam dirimidas.
Cabe ao Orientador
Atuar como elemento catalisador no grupo
Orientar
...