MARKETING DIGITAL
Dissertações: MARKETING DIGITAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: JulianaEgito • 3/11/2014 • 1.999 Palavras (8 Páginas) • 308 Visualizações
MARKETING DIGITAL
Sumário
1. Introdução 3
2. Sites 4
3. E-mail Marketing 5
4. Celular (Mobile Marketing) 6
5. Redes Sociais 6
6. Comunidades e Fóruns on-line 7
7. Como aplicar Marketing Digital em uma empresa...............................................................8
8. Como marketing digital funciona na prática de uma empresa - Empresa: Folha de São Paulo
1. Introdução
No século XX, provedores de conteúdo, jornais, revistas, rádio e a televisão, criaram um enorme mercado baseado na produção de textos, áudio e vídeo, fazendo que o mundo ficasse mais informado. No final do século XX surgiu a internet e com isso, veículos tradicionais entraram na era digital provendo conteúdo em sites segundo o modelo tradicional de publicidade ligada a conteúdo.
A mídia interativa atraiu novos “players” oferecendo novos serviços on-line como programas de mensagem instantânea, serviços de busca, comparadores de preço, e e-mail, o que atraiu milhões de pessoas e anunciantes. Com isso, as pessoas começaram a se comunicar com uma velocidade incrível, atingindo escalas inimagináveis.
O consumidor começou a criar conteúdo que será lido por outros consumidores. Os blogs, que geram milhões de paginas de conteúdo sobre todos os temas e a enciclopédia livre são exemplos. Além disso, os jornalistas começam a disseminar conteúdo sem precisar dos veículos tradicionais.
Começas a surgir os sites de downloads de áudio, vídeos e imagens, o que fazendo explodir o conteúdo digital disponível. Blogger, Wikipédia, Flicker e You Tube se tornaram campeões de audiência, juntos com Orkut, LinkedIn, MySpace, Facebook e outros serviços de redes sociais que fizeram os consumidores se organizarem em comunidades sobre diversos temas.
Essas redes sociais passaram a oferecer publicidade segmentada por dados demográficos, útil aos consumidores. Além dos dados, os consumidores podem ter todas as informações e opiniões dos produtos, lojas e serviços.
Smartphones possibilitam acesso à internet sem fio a milhões de consumidores. Serviços e conteúdo on-line alimentam a audiência exponencialmente conectando ainda mais as pessoas. Novas tecnologias permitiram o desenvolvimento de E-BOOKS, com capacidade de armazenamento de milhares de livros, revistas e jornais.
Cria-se um novo padrão de telefonia com um custo fixo mensal e quantidades de ligações e mensagens ilimitadas através de aplicativos como Skype e Whatsapp. Consumidores passam mais tempo conectados esses dispositivos do que ligados a televisores ou lendo jornais e revistas.
A internet está modificando o Marketing. Ainda não se entendeu o que está acontecendo de fato, mas a internet está transformando hábitos, culturas e a forma de se pensar em marketing.
2. Sites
Com os novos avanços tecnológicos e internet, o comercio eletrônico cresce com uma velocidade muito rápida. Hoje, muitas empresas, trabalham com sites de venda, utilizando a tecnologia como um facilitador de seus negócios. É através do e-commerce que as empresas realizam atividades econômicas que envolvem todas as transações comerciais como compra, venda e pagamentos.
Os 7 “Cs” é uma ferramenta que tem com um objetivo oferecer a melhor experiência digital para o cliente. Elas fornecem as ferramentas necessárias para o êxito no mercado virtual, porem, dependendo da empresa, não são necessários todos os “Cs”, isso depende da empresa e o seu estagio de relacionamento com o cliente.
Os 7 Cs de Rayport e Jaworski
• Contexto: Layout e Design;
• Conteúdo: Texto, imagem, som e vídeo;
• Comunidade: Comunicação entre os usuários;
• Customização: Adaptação aos usuários e dos usuários personaliza-los;
• Comunicação: Entre o site e o usuário;
• Conexão: Nível de conectividade, links
• Comércio: Capacidade de realizar transações
3. E-mail Marketing
São ações realizadas diretamente para aqueles que possuem cadastro virtual nas empresas. É uma forma de contato genérico que a empresa faz por meio do correio eletrônico.
O objetivo em geral é avisar sobre algo importante ou promoções por um curto espaço de tempo, é estreitar os laços de relacionamento com o cliente. A adoção dessa ferramenta é recomendada para empresas de qualquer porte, porem, é ideal contar com ajuda de uma empresa especializada que fara os disparos e fará o controle do retorno.
O e-mail marketing é útil para mensagens personalizadas, fazer ofertas cruzadas, realizar envio em épocas oportunas, envio a clientes cadastrados e segmentados. Esse tipo de envio é interessante para personalizar o conteúdo e combinar o envio com outros tipos de mídias sociais
Há algumas dicas que ajudam na criação e êxito do e-mail marketing.
• Objetivo do E-mail Marketing;
• Lista dos clientes;
• Conteúdo relevante;
• Segmentação do Publico que deseja atingir
• Design das mensagens
• Acompanhamento de feedback dos clientes
• Análises dos disparos
• Base de dados atualizada
• Diálogo ativo
• Testes de modelos
4. Celular (Mobile Marketing)
São propagandas, serviços e relacionamento com o consumidor que utilizam o telefone celular como canal de comunicação. O mobile marketing é ainda pouco explorado, a maioria dos contatos feitos por esse meio se restringem a mensagens das operadoras.
O conceito de aplicar marketing nessa plataforma é a ubiquidade, ou seja, é
...