MATRIZ GE
Casos: MATRIZ GE. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: dtsuji18 • 18/11/2013 • 1.102 Palavras (5 Páginas) • 1.030 Visualizações
RESUMO: Este artigo apresenta a origem da Matriz-GE seus critérios, apresentação gráfica, avaliação e ponderações de dados coletados, mostra como fazer sua leitura e apresenta algumas limitações as quais está sujeita.
Palavras Chave: Estratégia. Lucratividade. Participação de Mercado Força Comercial.
1. INTRODUÇÃO
Para administrarmos de forma eficaz, devemos estar atentos as oportunidades a nós apresentadas. Ao gerenciar grupos de empresas precisamos saber em quais negócios vale à pena investir tempo e principalmente dinheiro, devemos analisar com olhos críticos potencialidades, pontos fracos e principalmente o meio onde estamos inseridos, é imprescindível conhecer o poder de nossos concorrentes e a fatia de mercado que detemos. A matriz GE vem de encontro a esse anseio, sendo bastante útil para avaliar quais Unidades de Negócios de uma organização devemos investir.
2. ORIGEM DA MATRIZ GE
Na década de 60 era conhecida como Matriz dos três vezes três, por ter nove quadrados divididos por três zonas: Alto, Médio e Baixo. Mas foi aperfeiçoada pela General Eletric devido ao fato da matriz anterior BCG, deixar a desejar em alguns aspectos, mostrando- análises incompletas ou pouco abrangentes em alguns pontos.
Em resposta as limitações do modelo BCG, a General Eletric (GE) e a consultoria McKinsey desenvolveram um modelo de portfólio sobre forças da empresa e a atratividade do setor. A matriz do modelo GE compara as UEN (Unidade Estratégica de
Negócios) com alta, média ou baixa. (CHURCHILL e PETER, 2000, p. 96).
Figura 1: Exemplo da Matriz 3x3
Fonte:Deguate
Os três aspectos considerados como uma evolução na Matriz-GE em relação à Matriz BCG são:
1) A atratividade do mercado: inclui uma gama maior de fatores que apenas o crescimento do mercado medindo a atratividade da indústria.
2) A força competitiva: também inclui uma gama maior de fatores que apenas participação de mercado medindo a posição competitiva de cada unidade de negócio.
3) É composta de uma grade 3x3 sendo mais sofisticada que a grade 2x2 da Matriz-BCG.
3. CRITÉRIOS
Os critérios para determinar o poder de atração do setor ou atratividade do mercado (fatores externos) e a força da unidade de negócio ou força competitiva do negócio (fatores internos) são:
Atratividade do setor (Fatores Externos):
Taxa de crescimento anual do setor
Caráter cíclico do setor
Lucratividade Histórica do setor
Oportunidades e restrições macro-ambientais particularmente relevantes para o setor
Tamanho total do setor
Sazonalidade do setor
Intensidade da competição
Predisposição do setor a sindicalização
Grau de inovação no setor
Critérios para a força da unidade de negócio (Fatores Internos)
Participação de Mercado
Lucratividade da empresa
Custo operacional por unidade
Desempenho de pesquisa e desenvolvimento de processos
Qualidade de produtos
Talento dos administradores e funcionários
Crescimento da participação no mercado
Capacidade operacional
Know how tecnológico
Desempenho
em pesquisa e desenvolvimento de produtos
Reputação de marcas
(WRIGHT, KROLL E PARNELL, 2000 p. 172).
4. APRESENTAÇÃO
Os fatores são apresentados no gráfico de acordo com duas dimensões principais: Atratividade do Setor: que é o eixo horizontal e Força da Unidade de Negócio: que é o eixo vertical. O que acaba colocando as UN’s (Unidades de Negócios) mais atrativas no canto superior esquerdo e as que devem ser desinvestidas no canto inferior direito.
Essa ampla análise do ambiente nos mostra os riscos e oportunidades que em diferentes Unidades Estratégicas de Negócios estão sujeitas.
Figura 2: Atratividade de Unidades de Negócio na Matriz-GE
Fonte: Autores (Baseado na Estrutura da Matriz GE)
5. AVALIAÇÃO E PONDERAÇÃO DOS FATORES
As tabelas são construídas através da escolha de fatores que a companhia considera importante em cada uma das dimensões (Força do Negócio ou Atratividade do Setor).Os fatores selecionados são colocados, na primeira coluna da tabela. Atribui-se um peso para cada um desses fatores. Como o peso é uma soma ponderada devem somar 1. Então, a empresa vê o seu desempenho de cada um desses fatores, utilizando uma escala de 1-5 (1 por pouco atraente e 5 para muito atraente). O resultado da multiplicação do peso pela classificação fornece o valor do fator em análise. A soma dos valores dos fatores é o valor da dimensão.
ATRATIVIDADE DO SETOR | PESO (0-1) | PONTUAÇÃO (1-5) | ESCORE |
Tamanho do Setor | 0,20 | 4,00 | 0,80 |
...