MINI CASOS
Dissertações: MINI CASOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: brpaltri • 13/3/2014 • 1.847 Palavras (8 Páginas) • 2.765 Visualizações
13. A TECNO COMPONENTES (1) (pag. 52)
Estevão Marques recebeu uma incrível notícia da diretoria da Tecno Componentes: sua promoção ao cargo de Gerente de Produção.
A empresa se dedica à produção de materiais elétricos e está perdendo mercado
devido aos seus elevados custos industriais e à conseqüente perda de competitividade.
Como Estevão poderia planejar seu trabalho?
Diante desse desafio, Estevão poderia aplicar métodos científicos observação e mensuração.
Colocando em pratica o método cartesiano juntamente com o de Taylor ele poderá obter sucesso.
Onde através do método cartesiano vai poder separar cada parte e analisar detalhadamente cada problema. Analisado cada problema poderá propor soluções para cada podendo monitorar e estipular metas alcançáveis. Diante de tais metas poderá fazer esse controle aplicando alguns tópicos do livro “estudo do tempo e movimento” escrito por Taylor.
Eis alguns tópicos a serem seguidos no qual Taylor acreditava ser ideal na Administração,
pagar salários
melhores e reduzir custos unitários de
produção.
Para realizar tal objetivo, a Administração deve
aplicar métodos científicos de pesquisa e
experimentos para formular princípios e estabelecer
processos padronizados que permitam
o controle das operações fabris.
Os empregados devem ser cientificamente selecionados
e colocados em seus postos com
condições de trabalho adequadas para que as
normas possam ser cumpridas.
Os empregados devem ser cientificamente treinados
para aperfeiçoar suas aptidões e executar
uma tarefa para que a produção normal
seja cumprida.
S A Administração precisa criar uma atmosfera
de íntima e cordial cooperação com os trabalhadores
para garantir a permanência desse
ambiente psicológico. Podendo assim. Poderia recolocar de novo sua empresa em um grau competitivo.
14. A desconfiança gerencial (pag. 56)
Dora Lopes sempre foi uma pessoa muito desconfiada e relutante. Sua maior preocupação é que nenhum de seus funcionários fique vadiando nos corredores da fábrica. Quase sempre, Dora percorre as instalações para se certificar de que todos estejam trabalhando.
Você acha isso correto? Como Dora deveria proceder?
O problema que dora enfrenta é muito comum em qualquer empresa e um problema antigo para todos os administradores. Como dora perde seu tempo vigiando seus funcionários ela acaba não desenvolvendo seu trabalho corretamente. Ela também se torna ineficiente umas vez que perde seu tempo que poderia empregar em outras atividades ate mesmo promover treinamentos para uma melhora técnica e conceitual de seus funcionários.
Dora poderia utilizar um sistema semelhante ao de Taylor, onde se preocuparia em criar um sistema educativo baseado na intensificação do ritmo de trabalho em busca da eficiência empresarial e, em uma visão mais ampla. Tal modelo científico inspirador do taylorismo foi
a termodinâmica de N. Carnot, de onde Taylor extraiu a idéia da maximização da eficiência industrial com base na maximização da eficiência de cada uma das tarefas elementares: a melhoria da eficiência de cada operário conduz à melhoria em toda .a.empresa. promovendo assim uma sinergia entre seus colobaradores onde cada um trataria de cuidar de sua função .
15. A TECNO COMPONENTES (2) (pag. 59)
O primeiro passo de Estevão Marques como Gerente de Produção foi começar a analisar os tempos e movimentos das principais operações da fábrica. Queria definir tempos-padrão para poder planejar o trabalho: qual o tempo médio de produção de cada produto e, conseqüentemente, saber quantos produtos poderia fabricar por hora, por dia, por semana, por mês.
Isso lhe proporcionaria uma idéia mais precisa do custo da mão-de-obra por produto. Como você poderia ajudar Estevão?
Dentre esse panorama apresentando por estevão poderia desenvolver o principio de gilbreth
Onde através de estudos estáticos sobre os efeitos da fadiga na produtividade do operário. Sendo que que a fadiga predispõe o trabalhador para: diminuição da produtividade e qualidade do trabalho; perda de tempo; aumento da rotatividade de pessoal; doenças e acidentes e diminuição da capacidade de esforço. Em suma, a fadiga é um redutor da eficiência. Para reduzir a fadiga, Gilbreth propôs princípios de economia de movimentos classificados em três grupos, a saber:
Relativos ao uso do corpo humano.
Relativos ao arranjo material do local de trabalho.
Relativos ao desempenho das ferramentas e
do equipamento.
Já que a empresa está com um custo muito alto, poderia analisar os preços mais baixos da matéria-prima, depois poderia aplicar os fundamentos da Organização Racional do Trabalho, eliminando os que produzem fadiga e os que não estão diretamente relacionados
com a tarefa executada que atende também aos anseios de seus funciónarios, que se sentiriam mais motivados para trabalhar.
Estevão conseguiria otimizar sua produção subsequentemente traria menor custo de mao de obra por produto
...