MKT Kotler
Monografias: MKT Kotler. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 16/6/2014 • 900 Palavras (4 Páginas) • 353 Visualizações
Capítulo 6 - Marketing da visão junto aos acionistas
A visão junto aos acionistas vem relatada no capitulo seis, onde há preocupação com a crise econômica moderna e a visão de sustentabilidade, escassez de recursos em uma visão corporativa. A empresa precisa comunicar a seus acionistas que a adoção de práticas sustentáveis vai proporcionar economia de custos, aumento de receitas e melhorar o valor da marca corporativa.
Capitulo 7 - Propiciando a transformação sociocultural
A transformação sociocultural traz os consumidores bem informados a começarem a ver os produtos como commodelies (mercadoria). No Marketing 3.0, abordar que os desafios sociais não devem ser apenas uma ferramenta de relações públicas ou um meio de difundir críticas sobre algum incidente negativo provocado por práticas da empresa. Ao contrário, as empresas devem agir como bons cidadãos corporativos e lidar com os problemas sociais no âmago de seus modelos de negócios.
As três fases proporcionaram a transformação sociocultural que uma empresa precisa: identificar os desafios socioculturais, selecionar os componentes envolvidos e oferecer uma solução transformadora.
Capítulo 8 - Criando empreendedores para o mercado emergente
A criação de empreendedores para o mercado emergente traz uma preocupação com a pobreza como um problema mais urgente que a humanidade enfrenta. Traz também o significado de negócio social, bem como, estende a renda disponível, expande a renda disponível, aumenta a renda disponível: educação de mercado, elo com as comunidades locais e com os líderes informais, parceria com o governo e com ONGs. Para que o negócio social tenha sucesso, todas as variáveis do mix de marketing talvez precisem ser redesenhadas.
Capitulo 9 - Em busca da sustentabilidade ambiental
No capitulo nove, fala da busca da sustentabilidade ambiental envolvendo os três atores, três casos de empresas maiores que causaram grande impacto sobre o meio ambiente, papéis que as empresas podem assumir em relação aos cuidados com o meio ambiente: o inovador, o investidor e o propagador. O inovador inova com produtos que não agridem o meio ambiente, tanto na sua produção, quanto no seu descarte. Um exemplo trazido pelos autores foi o caso da Dupont, empresa química americana, que já reduziu a emissão de gás em 72% e pretende reduzir, mais 15% até 2015. O papel de investidor é definido por empresas que investem nas suas próprias empresas, ou em empresas externas, que tenham ações em prol do meio ambiente. Um exemplo é a Wal-Mart, que investe nas lojas que gastam menos energia e que controlam e reduzem os gases venosos emitidos por seus caminhões. Por último, o propagador, além do negócio verde, cria consciência ambiental entre os funcionários, usuários e ao público em geral. Um bom exemplo é o da empresa Timberland, que tem como negócio o design, engenharia e marketing de calçados, vestuário e acessórios. A empresa busca um modelo de negócio verde, usando materiais reciclados e informando aos usuários os componentes do produto e seus impactos no meio ambiente. Em suma, neste capitulo, ressaltam a importância das empresas baseadas em valores que adotam maior consciência ambiental. Entre os benefícios, estão redução de custos, melhor reputação e maior motivação dos empregados.
Capitulo 10 - Os 10 Credos do Marketing 3.0
O livro resume, no último capítulo, os 10 credos do Marketing 3.0. Destaco duas pautas mais relevante: o uso das mídias sociais e a sustentabilidade. O livro mostra como essas práticas estão sendo utilizadas para reforçar o relacionamento com o consumidor.
Credo 1: AME SEUS CLIENTES E RESPEITE SEUS CONCORRENTES: Trate seus clientes com amor e seus concorrentes com respeito.
Credo 2: SEJA SENSÍVEL À MUDANÇA E ESTEJA PRONTO PARA SE TRANSFORMAR: Quando os tempos mudarem, mude também.
Credo 3: PROTEJA SEU NOME, DEIXE CLARO QUEM É VOCÊ: Esclareça quais são seus valores e não abra mão dele.
Credo 4: UM CLIENTE É DIFERENTE DO OUTRO; PROCURE PRIMEIRO AQUELES QUE PODEM SE BENEFICIAR MAIS DE VOCÊ: Concentre-se no segmento ao qual você pode proporcionar mais benefícios.
Credo 5: OFEREÇA SEMPRE UM BOM PACOTE POR UM PREÇO JUSTO: Defina preços justos para refletir sua qualidade.
Credo 6: ESTEJA SEMPRE DISPONÍVEL, DIVULGUE AS BOAS-NOVAS: Ajude seus futuros clientes a encontrá-lo.Credo 7: CONHEÇA SEUS CLIENTES, CULTIVE-OS E CONQUISTE OUTROS: Considere seus clientes como se fossem seus clientes para o resto da vida.
Credo 8: NÃO IMPORTA EM QUAL SETOR VOCÊ ATUE, SERÁ SEMPRE NO SETOR DE SERVIÇOS: Toda empresa é uma empresa de serviço, pois todo produto envolve um serviço.
Credo 9: APERFEIÇOE SEMPRE SEU PROCESSO DE NEGÓCIO EM TERMOS DE QUALIDADE, CUSTO E ENTREGA: Aprimore seus processo de negócios a cada dia.
Credo: 10: COLETE INFORMAÇÕES RELEVANTES, MAS USE SUA SABEDORIA PARA TOMAR A DECISÃO FINAL: Os gerentes sábios consideram outros aspectos além do impacto financeiro de uma decisão.
Conclusão
Nos dias atuais estamos vivenciando uma nova era, onde a globalização está em toda parte. Antes, a empresa tinha como seus concorrentes, apenas empresas vizinhas, e na maioria das vezes, com os mesmos recursos. Hoje, com a abertura da economia mundial, empresas de outros países estão chegando para competir com o mesmo mercado. Portanto, o concorrente da empresa nacional não é mais o seu vizinho. São empresas que estão do outro lado do Oceano. E com mais recursos e maior poder de fogo. As empresas chegam com produtos de melhor qualidade e preços mais competitivos.
Essa situação está exigindo que nossas empresas sejam mais competitivas. E uma das estratégias de competitividade é, sem dúvida, oferecer um atendimento de qualidade e conquistar a fidelização dos seus clientes. Se o cliente estiver satisfeito com o atendimento, ele será fiel e trará mais clientes.
...