Manejo de Resíduos gerados
Por: Elainepat • 4/5/2015 • Resenha • 763 Palavras (4 Páginas) • 364 Visualizações
Nos entendemos que a passa dos anos a saúde teve alguns avanços tecnológicos e biotecnológicos ,usando novos matérias ,dando melhorias na saúde e aumentando o atendimento chegando a domicilio pela Home Cair e saúde da família [ESF ] isso vem aumentando muitos esses anos com atendimento de uma grande equipe de médico ,enfermeiros ,técnicos e participação da família .
Ele é um atendimento básico e independente do local da assistência devemos tomar muito cuidado com os resíduos de serviços de saúde humana ou animal.Os RSS são classificados em grupos A,B,C,D e E são gerados pelo serviços assistência domiciliar o funcionário da saúde é treinado para o manejo de resíduo,e levado para a unidade de saúde para ser descartado na unidade de saúde,foram feitos estudo em equipes da saúde da família para observar as diferentes maneiras de se trabalhar de cada equipe ao manejo de resíduos contaminados e dando orientações para melhorias na assistência o estudo foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa do hospital das clinicas.
A equipe de enfermagem, tendo um bom conhecimento sobre os descartes dos resíduos para diminuir danos ambientais e risco aos trabalhadores e usuários, foram feitas varia melhorias como diferente cores de saco para descartes da categoria A e D, perfuro cortante em uma caixa para descarte e nesta situação pode levar até o domicilio para não haver acidente.
Devemos sempre prestar muita atenção no modo que trabalhamos, ter atenção e cautela para não causa acidente, para outrem e a si mesmo.
A grande preocupação com resíduos gerados pelas diversas atividades em varias áreas no cotidiano principalmente na área da saúde .
Com a publicação da lei federal n0 12.305 que instituiu resíduos sólidos que notificou Estados e município para elaborarem planos de gerenciamento,estes ,constituemem resíduos gerados ao atendimento ´´a saúde humana ou animal inclusive na assistência domiciliar que são classificados em :
A- infectantes
B-químicos
C-radioativos
D-comuns
E-perfurocortantes
e preconizam desde a segregação até a disposição final.
Ainda estas unidades apresentam pouca preocupação com essas questão e falta de responsabilidades com o gerenciamento dos seus resíduos .
Autoridades nacionais e internacionais estão preocupados a respeito do meio ambiente e com o descarte final destes resíduos que apresenta ameaça a vida humana e risco tanto para os trabalhadores quanto à comunidade.
Dados revelam que apenas uma parcela dos resídios gerados é potencialmente infectados ,ou seja,não foram adequadamente descartados e todos que estiverem misturados ao grupo A deverão ser tratados como infectados exigindo procedimento especiais para o acondicionamento,a coleta,o transporte e a disposição final e consequentemente elevando custo final prevendo a necessidade as instituições de planos gerenciamento para os profissionais.
Os principais acidentes com perfurocortantes estão associados ao descarte inadequado
...