Manipulação I- Jogos pré-desportivos: Handebol passe e recepção
Artigo: Manipulação I- Jogos pré-desportivos: Handebol passe e recepção. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: amandalu06 • 21/9/2014 • Artigo • 790 Palavras (4 Páginas) • 841 Visualizações
Conteúdos/Habilidades
Jogos coletivos:
• Executar movimentos simples através de jogos na perspectiva de vários esportes, trabalhando com construção de regras e resolução de problemas entre os alunos;
• Manipulação de tamanhos de diversos materiais;
• Desenvolver habilidades como agilidade, destreza, resistência e equilíbrio através dos jogos e criação de possibilidades de executar um gesto motor.
Objetivo da aula: Manipulação I- Jogos pré-desportivos: Handebol passe e recepção
Pega-Pega Bola fugitiva e bola pegadora
Jogo dos dez passes
Material: 3 bolas de iniciação (escola) 6 bolas pequenas (material próprio)
5º ano
Primeiramente o professor mi apresentou novamente para turma e disse que naquele dia eu iria dar aula para eles, e que eles deveriam mi respeitar da mesma forma que eles o respeitavam.
Repeti a minha apresentação e disse pra eles porque eu estava ali e disse qual era o meu objetivo primeiramente testar como eu mi sairia como professora e se as duas atividades que eu havia escolhido iriam dar certo.
Primeiramente expliquei que naquele primeiro momento não haveria times, o pega-pega era para trabalhar a atenção deles nos colegas e melhorar o passe e que o passe deveria ser feito apenas com uma mão.
Escolhi os pegadores e quem começaria com a bolas sendo os fugitivos. A atividade começou mais o menos, pois eles ainda não tinham conseguido entender a dinâmica do pega-pega. Juntei todos e perguntei quais eram os problemas que estavam ocorrendo, eles disseram que os pegadores estavam lançando a bolas para pegar os colegas pedi uma solução eles disseram que os pegadores só poderiam encostar a bola para poder pegar, disseram que as pessoas que estavam com bolas menores não lançavam a bola para outro amigo e sim para qualquer lugar, e eles decidiram que as pessoas tinham que olhar, chamar os colegas para passar a bola, e voltaram ao jogo.
Em um determinado momento eu inverti a regra o pegador só poderia pegar quem estava sem bola. E novamente eles se confundiram paramos a brincadeira novamente e pedi que eles conversassem e eles perceberam que nada mudava mas que agora as pessoas sem a bola que deveriam pedir a bola. Dei mais um tempo e troquei a atividade.
Neste momento tivemos muita dificuldade, pois pedi que eles separassem os times, como eles não têm essa autonomia durante as aulas vieram mi pedir escolhe alguém para tirar os times, e eu disse não vocês tem que se resolver, vamos lá doze para cada lado. Deu mais o menos uns 10 minutos e eles conseguiram se resolver. Pedi que eles olhassem cada pessoa do seu time e decorasse, pois eles precisariam trocar dez passes e o time que conseguisse marcaria um ponto. No começo foi difícil também, pois eles não sabiam como interceptar o passe não sabiam o que poderiam fazer ou não, chamei e conversamos disse que uma solução seria a bola não passar duas vezes pela mesma pessoa para que todos participassem, e que o time adversário poderia pegar a bola no momento que a pessoa do outro time lançasse a bola, e eles voltaram a jogar. Consegui colocar 3 bolas. E eles adoraram a aula.
Chegaram
...