Manual De Formação Correspondência
Pesquisas Acadêmicas: Manual De Formação Correspondência. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: llara • 21/4/2014 • 5.137 Palavras (21 Páginas) • 291 Visualizações
Correspondência e circuito de documentos comerciais – língua portuguesa e inglesa
Introdução
Documentação
“Qualquer expressão do pensamento humano”;
“Qualquer base material que sirva para a expansão do pensamento humano e que esteja disponível para estudo ou observação”;
“Toda a base de conhecimento, fixada materialmente, susceptível de ser utilizada para consulta, estudo ou prova. Exemplos: manuscritos, impressos, representações gráficas ou figurativas, espécies de museu, etc.”
Objectivos
Pretende-se que o formando adquira ferramentas necessárias para o trabalho administrativo, em todo o circuito de documentação em língua portuguesa e inglesa.
Pretende-se que o formando adquira instrumentos necessários para realização dos diferentes trabalhos administrativos.
Benefícios de Utilização
Com este manual pretende-se abordar um conjunto de técnicas e instrumentos de trabalho relacionados com os temas propostos no conteúdo programático do curso acima identificado.
O manual pode ser utilizado pelos formandos no acompanhamento das sessões e também como auxiliar nas suas posteriores práticas profissionais.
Público – Alvo
Este manual destina-se a Formandos futuros Técnicos Administrativos, cuja função inclua actividades de documentação administrativa.
CORRESPONDÊNCIA
A preocupação com a correcta linguagem e como se procede à sua comunicação é a maneira de mostrar respeito pelos outros.
Utilizamos a escrita na vida familiar, em sociedade, na profissão, estabelecendo assim ligações indeléveis à distância.
Como nos cartões-de-visita, o estilo escolhido para a impressão do nome e da morada deve ser simples e elegante. Devem figurar igualmente no papel da carta, no sobrescrito e no cartão. A cor, textura e qualidade de papel e cartolina deverão ser sempre similares.
O Papel de carta
Deverá ser branco preferencialmente, ou noutras cores pastéis, num formato grande sem linhas nem quadriculado. As fantasias e outras cores deverão ser somente usadas para a correspondência familiar ou com amigos íntimos. O nome pode ser impresso, e se, se desejar incluir, a morada e número de telefone no canto superior esquerdo da folha.
A Tinta
Se, se pretender ser mais requintado, o uso da caneta de tinta permanente é o recomendado, ou então uma caneta de feltro de boa qualidade que se pareça com aquelas, sendo a esferográfica reservada apenas para as cartas dirigidas aos familiares e amigos.
As cores da tinta deverão ser sempre o azul, o preto e a sépia, podendo ser usadas de acordo com a cor do papel, no caso da correspondência íntima e familiar. As cartas comerciais e oficiais devem ser sempre escritas a azul ou a preto, e sempre em papel branco ou creme claro e liso. Nunca se usa tinta de cor vermelha.
O Estilo
Sem se pretender ser um escritor de craveira, o estilo da carta deve ser simples, claro, explícito e natural. Sempre com grande atenção à gramática e à ortografia, sem nunca apresentar quaisquer rasuras.
A carta
Escreve-se o lugar e a data (o nome do mês nunca o número) em cima à esquerda da folha;
A fórmula que introduz a mensagem;
O assunto da correspondência, que se divide em:
. Introdução;
. Apresentação do assunto;
. A sua conclusão.
A fórmula que termina a mensagem.
A assinatura manuscrita.
Fórmulas de cortesia
A fórmula que introduz a mensagem é variável com o tipo de relação que se mantém com o destinatário.
A um superior, a alguém com uma relação circunstancial ou a um desconhecido:
• Ex.mo Senhor Presidente
• Ex.mo Senhor Director
• Ex.mo Senhor Professor
• Ex.mo Senhor
• Ex.ma Senhora D. X…
• Senhor X…
• Caro Senhor X…
A um amigo ou familiar:
. Caro, seguido ou não do nome próprio ou apelido
. Meu caro, seguido ou não do nome próprio ou apelido
. Caríssimo, seguido ou não do nome próprio ou apelido
. (Meu) querido amigo (colega, companheiro)
A fórmula que termina a mensagem, de amizade, simpatia ou cortesia formal.
REDACÇÃO COMERCIAL
A correspondência comercial é o tipo mais habitual de comunicação escrita no mundo empresarial. Deve ser bem redigido, sem erros ortográficos e construções gramaticais incorrectas ou rebuscadas.
ESTRUTURA
O timbre
É o cabeçalho que figura na parte superior da carta. Aparece geralmente impresso. Inclui o nome comercial da empresa, a sua morada completa e os números de telefone e de fax. No caso de não estar impresso, deve-se escrever sempre em maiúsculas e sem su¬blinhar.
A data
Geralmente
...