Mapa Mental Física
Por: 6h73904 • 13/11/2020 • Tese • 1.275 Palavras (6 Páginas) • 298 Visualizações
Energia Eólica
A energia eólica é a transformação a partir da energia cinética dos ventos (massas de ar em movimento) e do aquecimento eletromagnético do sol (energia solar), que juntos movimentam as pás de captadores, em energia util. Nessa forma de energia, os aerogeradores são os produtores de eletricidade, os moinhos de vento produzem energia mecânica ou são utilizadas velas para impulsionar veleiros, o vento é gerado a partir da diferença de preção o ar mais quente sobe e o ar da região de menor pressão se desloca para ocupar o espaço. A energia eólica tem um peso muito importante para o meio ambiente pois é considerada uma fonte de energia limpa, pois não emite poluentes ao ar evitando problemas ambientais em nível local e global. No Brasil a cerca de 17 parques eólicos, três deles são localizados no rio Grande do Norte.
VANTAGENS:
- É uma fonte de energia inesgotável;
- Não emite gases estufa, pois não existe queima de combustível, o que leva a poluição do meio ambiente;
- Não gera resíduos;
- São compatíveis com outras atividades, como a agricultura pois no interior de uma grande plantação pode ser encontrado aerogeradores, e a energia gerada por eles ser utilizada para fins da plantação, como a irrigação;
- Custo relativamente baixo.
DESVANTAGENS:
- Prejudica a migração das aves;
- Dependência de uma ação natural (vento).
Energia solar
É uma energia renovável, a qual o termo se refere a energia proveniente da luz e do calor do Sol. Gera energia elétrica e térmica através do aproveitamento das formas fotovoltaica ou térmica, também considerada uma forma de energia limpa a energia solar é uma das fontes alternativas mais promissoras para obtenção energética. A captação da luz solar pode ser feita através de diversas tecnologias, como Painéis Fotovoltaicos em que em a irradiação solar é convertida diretamente em energia elétrica, Usinas Heliotérmicas a irradiação é convertida primeiramente em energia térmica e posteriormente em elétrica, e aquecedores solares, no aquecimento solar, a luz solar é convertida em energia térmica.
VANTAGENS:
- Energia limpa, ou seja, não gera gases poluentes e resíduos;
- Sua fonte (o sol) é inesgotável;
- Não poluente.
DESVANTAGENS:
- Custo elevado;
- Dependência climática;
- Prejuízos ambientais.
Energia Hidrelétrica
Basicamente Energia Hidrelétrica se dá a partir da transformação da energia da água em eletricidade. A energia cinética promove a rotação das pás das turbinas que compõem o sistema da usina hidrelétrica para, depois, ser transformada em energia elétrica pelo gerador do sistema. O Brasil é o país que detém o maior potencial hidrelétrico do mundo. De maneira que 70% dele está concentrado nas bacias do Amazonas e do Tocantins/Araguaia. Para a produção de energia hidrelétrica é necessário que exista a integração da vazão do rio, do desnível do terreno (naturais ou não) e quantidade de água disponível, e uma topografia favorável. É necessário também uma grande Barragem onde sua função é interromper o ciclo natural do rio, criando um reservatório de água, que além de estocar água tem como função também a criação do desnível de água, a captação de água em volume adequado para a produção de energia e a regulação da vazão. O Sistema Captação de água é composto por túneis, canais e condutores metálicos que levam a água até a casa de força.
VANTAGENS:
- Fonte de energia limpa;
- Controle do volume de água à jusante (em direção a foz do rio);
- Baixo custo de produção.
DESVANTAGENS:
- Grande área inundada;
- Deslocamento de pessoas;
- Perda de parte da fauna e flora;
- Elevado custo de implantação.
Energia Nuclear
A Energia Nuclear é uma fonte de energia não renovável, que requer um alto custo para ser construída e mantida. O Urânio é a principal matéria prima que gera a energia nuclear, essa energia é obtida a partir da fissão do núcleo do átomo de urânio enriquecido, o Urânio é um mineral radioativo com grande potencial energético, e com pouca matéria prima pode ser produzida uma grande quantidade de energia. A tecnologia nuclear tem como uma das principais finalidades gerar energia elétrica Aproveitando-se do calor emitido na reação, para aquecer a água até se tornar vapor, assim movimentando uma turbina a vapor acoplada a um gerador.
VANTAGENS:
- Não libera gases estufa;
- Exigência de uma pequena área para construção da usina;
- Independência de fatores climáticos.
DESVANTAGENS:
- Elevados custos;
- Riscos de acidentes nucleares;
- Lixo nuclear.
Biomassa
O conceito de biomassa compreende todas as matérias orgânicas utilizadas como fontes de energia, como os resíduos agrícolas, madeira e plantas. A energia é obtida através da combustão da lenha, bagaço de cana-de-açúcar, resíduos florestais, resíduos agrícolas, casca de arroz, excrementos de animais, entre outras matérias orgânicas. A renovação da biomassa ocorre através do ciclo do carbono. A queima de biomassa ou de seus derivados, liberam o CO2 na atmosfera. As plantas, através da fotossíntese, transformam esse CO2 em hidratos de carbono, resultando na liberação de oxigênio.
VANTAGENS:
- Pouco poluente;
- Produzida a partir de uma grande variedade de materiais;
- Custo baixo;
- Tem um uma menor corrosão de equipamentos (caldeiras, fornos...)
DESVANTAGENS:
- Desflorestamento;
- Eficiência reduzida
- Dificuldade no transporte e armazenamento.
Combustíveis fósseis
São combustíveis formados por meio de processos naturais, como a decomposição de organismos mortos que são encontrados em reservatórios nas profundezas do subsolo. Os combustíveis fósseis contêm alta quantidade de carbono, usados para alimentar a combustão. São usados como combustíveis, o carvão mineral, gás natural e o petróleo. Os combustíveis fósseis são recursos não-renováveis, pois levam milhões de anos para se formarem, e as reservas desses combustíveis estão se esgotando, já que o consumo é maior que a produção. O calor produzido pela queima das substancias contidas nos combustíveis fosseis, é utilizado para mover turbinas nas usinas termelétricas, ou para acionar motores de veículos. A extração dos combustíveis fósseis, causa sérios impactos ao meio ambiente, como a emissão de gases poluentes, que aceleram o aquecimento global e afetam a saúde das pessoas nas regiões urbanas pela péssima qualidade do ar, chegando a causar até o desequilíbrio da vida marinha, especialmente em áreas sensíveis onde a ambição pelo “ouro negro” leva empresas a ameaçarem ecossistemas inteiros.
...