Maquinas Termicas
Monografias: Maquinas Termicas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: PericlesCosta • 17/11/2013 • 260 Palavras (2 Páginas) • 435 Visualizações
Combustível
A octanagem mede a capacidade da gasolina de resistir à detonação, ou a sua capacidade de resistir às exigências do motor sem entrar em auto-ignição antes do momento programado.
Para a Gasolina
No Brasil é utilizada uma gasolina única no mundo, pois se trata de uma mistura de gasolina, com adição de 20 a 25% de álcool etílico (etanol). O teor de álcool na gasolina é objeto de Lei Federal, cuja especificação final é de responsabilidade da Agência Nacional de Petróleo – ANP.
Atualmente, a gasolina é produzida, em quase sua totalidade, pelas dez refinarias da Petrobras. A composição final da chamada gasolina brasileira, ou seja, a mistura de gasolina e álcool é realizada pelas Companhias Distribuidoras (Esso, Shell, Texaco, etc.), responsáveis também pela comercialização final do produto junto aos postos de serviço.
Para o Etanol
No Brasil, o etanol (C2H5OH) é utilizado de duas maneiras:
Como mistura na gasolina, na forma de etanol anidro formando uma mistura “gasohol”, com o objetivo de aumentar a octanagem da gasolina e como etanol puro, na forma de etanol hidratado.
O etanol é um excelente combustível automotivo: apresenta um Índice de Octanagem superior ao da gasolina e tem uma Pressão de Vapor inferior, resultando em menores emissões evaporativas.
Programa de Ensino
Disciplina: Máquinas de Fluxo
Docente: Rodrigo de Vecchi
Aula: 6/1 Folha 2 / 6
Cilindrada (V)
É o volume deslocado pelo pistão do ponto morto inferior (PMI) até o ponto morto
superior (PMS) multiplicado pelo numero de cilindros do motor, indicada em cm³ ou
litros.
É expressa pela seguinte fórmula:
V = v.N, onde: V = Cilindrada
v = volume do curso do pistão
N = Número de cilindros do motor
...