Maquinas Termicas
Trabalho Escolar: Maquinas Termicas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: neguets • 2/10/2013 • 253 Palavras (2 Páginas) • 687 Visualizações
Compressores
Um compressor é basicamente uma máquina projetada para, como o próprio nome diz, comprimir algum tipo de fluido em estado gasoso, e isso acontece por meio de um aumento na pressão no interior do aparelho. Dessa forma é possível liberar esse fluido com grande força, proveniente dessa pressão.
Nos compressores volumétricos ou de deslocamento positivo, a elevação de pressão é conseguida através da redução do volume ocupado pelo gás. Na operação dessas máquinas podem ser identificadas diversas fases, que constituem o ciclo de funcionamento: inicialmente, uma certa quantidade de gás é admitida no interior de uma câmara de compressão, que então é cerrada e sofre redução de volume. Finalmente, a câmara é aberta e o gás liberado para consumo. Trata-se de um processo intermitente, no qual a compressão é efetuada em sistema fechado, isto é, sem qualquer contato com a sucção e a descarga.
Compressores dinâmicos
Os compressores dinâmicos ou turbocompressores possuem dois órgãos principais: impelidor e difusor. O impelidor é um órgão rotativo munido de pás que transfere ao gás a energia recebida de um acionador. Essa transferência de energia se faz em parte na forma cinética e em outra parte na forma de entalpia. Posteriormente, o escoamento estabelecido no impelidor é recebido por um órgão fixo denominado difusor, cuja função é promover a transformação da energia cinética do gás em entalpia, com o conseqüente ganho de pressão. Os compressores dinâmicos efetuam o processo de compressão de maneira contínua, e portanto correspondem exatamente ao que se denomina, em termodinâmica, um volume de controle.
...