Markting Varejo
Monografias: Markting Varejo. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: andreyafs3 • 29/11/2013 • 703 Palavras (3 Páginas) • 384 Visualizações
Marketing de varejo (Trade-Marketing), é a atividade comercial responsável por providenciar mercadorias e serviços desejados pelos consumidores. O varejo inclui as atividades envolvidas na venda de bens ou serviços diretamente aos consumidores finais. Diferente do marketing tradicional, focado nos aspectos da marca e do produto, o marketing de varejo tem como seu principal diferencial a maneira com o qual se comunica com o consumidor, muitas vezes, descrevendo pouco sobre os produtos em si, preocupando-se principalmente em destacar uma ocasional oferta ou preço promocional. O marketing do varejo, em síntese, são todos os esforços estratégicos e comunicação no intuito de atingir o consumidor final, onde, por ser o mais dinâmico setor da economia, requer um cuidado especial e se faz necessário uma adequação de cada ponto de venda com o público onde o negócio estiver atendendo, para uma boa estratégia de marketing de varejo é imprescindível que o empresário conheça bem o seu negócio.
Uma das ferramentas mercadológicas mais importantes a disposição dos varejistas é a promoção. Promoção em sentido amplo significa a comunicação do lojista com o seu mercado e ocorre por meios de várias técnicas, como a promoção de mercadorias, programas educacionais, prêmios e concursos, promoções institucionais e entre outras.
No Brasil, um dos principais conceitos utilizados na abordagem do consumidor é a chamada “sensação de oportunidade única”. Desde os splashes e cartazes, até mesmo a propaganda veiculada no meios de comunicação como rádio e televisão, diariamente somos verdadeiramente bombardeados com promoções que enfatizam slogans e frases de efeito como “Agora ou Nunca”, “É só amanhã”, “Termina nesse final de semana”, e por aí vai. Todas essas frases tem como intuito apenas um objetivo: criar uma sensação de oportunidade única na mente do consumidor, levando este a tomar uma decisão rápida, e muitas vezes não planejada, de adquirir o produto, devido à disponibilidade imediata, a condição única de pagamento, ou o preço extremamente atrativo. Isso pode ser feito através de uma grande variedade disponível de ferramentas, que são específicos para quatro diferentes tipos de público, são eles: externo, interno, intermediário e final.
Falando de um modo geral, os tipos de promoções utilizados são os mais diversos possíveis, são eles: brindes, cuponagem, descontos diretos e indiretos, vale-brindes, sorteios, jogos, amostragem, cross sampling, degustação, cartazes, catálogos, impressos, bandeirolas, banners, móbile, faixas de gôndolas, adesivos, displays, pintados, luminosos, infláveis, wobbier, campanhas, feiras, exposições, concursos, mala-direta, etc.
O planejamento promocional deve ser elaborado não mais tarde que um mês antes do período promocional se iniciar, para as promoções existem praticamente três períodos: antes da estação, durante a estação e pós estação.
O período que antecede a estação é o período em que estão sendo realizadas compras pelos consumidores e, portanto, a promoção deve visar a formação de uma imagem favorável, quanto ao sortimento de mercadorias, qualidades dos produtos, preços atrativos, desenvolvimentos de marcas, entre outros.
Durante a estação, o objetivo da promoção é obter reação imediata do consumidor e gerar o
...