Marx na Capital
Resenha: Marx na Capital. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 890826 • 22/5/2014 • Resenha • 240 Palavras (1 Páginas) • 330 Visualizações
Marx em “O capital” trata sobre a teoria do valor-trabalho e analisa a mais-valia, ou seja, da riqueza que é desapropriada pra muitos. Um dos capítulos dessa obra “O Casaco de Marx”, relata as dificuldades de Karl Marx para conseguir escrever “O Capital”, tal casaco se trata de uma mercadoria que o próprio Marx vestia para realizar suas Pesquisas no Museu Britânico para escrever “O Capital”, tendo a função de aquecê-lo e ainda distingui-lo como um cidadão decente, contribuindo em relação aos fatores sociais e ideológicos. Neste capitulo, Marx aponta o fetichismo como uma relação social entre as pessoas mediatizada por coisas, ressaltando que o problema não é o fetichismo e sim o fetichismo das mercadorias. Marx passa por uma fase complicada em relação a sua situação financeira e é obrigado a penhorar seu casaco de inverno, por isso, algumas vezes diante o seu modo de vestir, ou seja, com uma roupa desordenada as aparências jogavam fortemente contra ele.
Objeto / Mercadoria: Casaco
A partir de uma peça de roupa – “Casaco” percebemos que o autor trata sobre a vida social das coisas, trazendo a questão da “sociedade de roupas”, na qual as trocas e os valores assumem a forma de roupas. Subtende-se que para o autor, as roupas nada têm a ver com a moda, já hoje em dia há uma confusão de sentido. Assim, fica visível o “poder” que as roupas podem ter em relação a uma determinada pessoa.
...