TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matematica Finaceira

Artigos Científicos: Matematica Finaceira. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  4.523 Palavras (19 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 19

A aplicação da Matemática Financeira

1-Pesquise na internet ou em livros a origem da moeda, das operações comerciais e da cobrança de juros nos empréstimos. Elabore um resumo no qual se destaque as motivações e justificativas para cobrança de juros e as práticas adotadas no passado e que ainda são consagradas pelo ouso, incluindo ainda no texto um breve histórico sobre a criação da moeda. Não se esqueça de fornecer a referencia bibliográfica e ou sites da internet utilizados na pesquisa. Maximo de 20 linhas.

O dinheiro é comumente reconhecido como um meio de troca aceito no pagamento de bens, serviços e dívidas. Além disso, a moeda serve paramensurar o valor relativo que algum tipo de riqueza ou serviço possui. O preçode cada mercadoria é atribuído por meio de um número específico de moedasou cédulas que demarcam a quantidade a ser paga por esse bem. No entanto,nem sempre uma única moeda serve de referência para uma mesmalocalidade.Mesmo trazendo maior mobilidade para o empreendimento de transaçõescomerciais, a moeda não é usada em todas as economias do mundo. Diversassociedades e regiões preservam o uso da troca em sua economia. De formageral, os produtores inseridos neste tipo de economia utilizam dos excedentesde sua produção para estabelecerem alguma forma de escambo. Ao longo dotempo, a diversificação dos produtos dificultou a realização desse tipo de trocanatural.Foi nesse contexto que os primeiros tipos de moeda começaram a seres tipulados. Geralmente, para estabelecer algum padrão monetário, os comerciantes costumavam utilizar algum tipo de mercadoria de grande procura. Na Grécia Antiga, o boi (que era chamado pekus) foi utilizado como referência nas trocas comerciais. Uma outra mercadoria comumente utilizada foi o sal,que foi usado como moeda entre os romanos e etíopes.O metal passou a ser utilizado por algumas culturas na medida em que omesmo começou a ganhar espaço na cultura material desses povos. O fácil acesso, o apelo estético e as facilidades de mensuração e transporte fizeram dele um novo tipo de moeda. Em um primeiro momento, os metais utilizados no

comércio eram usados “in natura” ou sobre a forma de objetos de adorno como

os anéis e braceletes. Foi só mais tarde que o metal passou a ser padronizadopara fins comerciais.A cunhagem padronizada de moedas fez com que as peças de metal tivessemum grau de pureza e uma pesagem específica. Além disso, as medas sofreramum processo de cunhagem onde a origem da moeda e a representação de

A Origem da Moeda

O povo grego, chamado de Helenos, nesta época já dominava a agricultura,fundiam ferro, esculpiam o bronze, navegavam com segurança peloMediterrâneo e estabeleciam um crescente comércio. As comunidadesprimordiais transformaram-se em unidades sócio-economicamentemais"maduras", desenvolvendo as "cidades-estados" independentes, ficando unidaspela língua, escrita e pelos mesmos deuses, catalisando o nascimento dacivilização grega. Nos tempos remotos, para realizar troca de valores, era usuala utilização de lingotes de bronze ou barras de ferro. Como sabemos deHomero, lá pelo século IX a.C., pesos de prata facilitavam a troca valores. Masessa logística comercial exigia um sistema monetário mais apropriado, quefacilitasse os negócios, os pagamentos oficiais, a cobrança de impostos elimitasse as medições repetitivas dos pesos dos metais preciosos. A açãoconjunta dessas circunstâncias condicionou o surgimento de um disco de metalprecioso, com desenho próprio e com pesodeterminado - isso culminou com a criação da moeda cunhada, como aconhecemos até os dias atuais.

Atribui-se aos reis lídios, a invenção dacunhagem de moedas.O modo como o homem cuidava das suas finanças tinha mudado, com o fim dosistema feudal e a origem do capitalismo, surgiu novas posturas e mudanças sociais significativa. Com isso a forma de negociação mudou deixou de ser atroca de mercadorias ,que era a principal forma na Idade Média. Com o novorumo dos negócios a moeda se torna a principal forma de pagamento para as

A cobrança de juros não é prática exclusiva da era moderna. Há indícios históricos de que ocorria desde tempos remotos, na era pré-urbana, quando a atividade econômica era fundamentalmente agrícola. Exemplo: alguém, que por algum motivo tinha um cavalo disponível, podia emprestá-lo a outro que precisava de um cavalo para ajudá-lo em sua colheita. Entretanto, quem emprestou não estava interessado apenas em receber o cavalo de volta após algum tempo. Desejava também uma parte dos grãos que o cavalo contribuiu para produzir, ou seja, era a cobrança de juro sobre o empréstimo do cavalo.

om o advento da moeda e, mais tarde, dos intermediários financeiros (bancos), as coisas se sofisticaram. Mas o conceito fundamental continua tão simples quanto essa história do cavalo. Nesta série de páginas são apresentadas algumas informações básicas sobre a matéria.

2- Realize uma pesquisa de campo, se dirigindo a bancos, financeiras, empresas de factoring,etc, elencando pelo menos 10 produtos financeiros relacionados a empréstimos , financiamentos ou aplicações financeiras, associando a cada um a prática de apuração dos juros: juros simples ou juros compostos, antecipados ou não, e metodologia de cômputo dos dias ( comercial,exatos,úteis).

A Pesquisa de campo foi realizada na instituição financeira Banco Itaú S.A.

2.1 - Crédito Consignado - É um empréstimo pessoal destinado aos seus colaboradores, com taxas de juros menores do que as outras opções de empréstimos. O pagamento é feito em parcelas fixas mensais, consignadas diretamente na folha de pagamento.

A contratação está disponível nas agências ou pelos canais do Itaú 30 horas nos caixas eletrônicos ou pela internet.

A parcela mensal consignada pode comprometer até, no máximo, 30% do salário líquido do funcionário. A empresa não é avalista das operações, sendo responsável somente pela retenção e repasse da parcela.

2.2- Financiamento de veículo - Quandoquiser comprar ou trocar de veículo, basta escolher a marca, o modelo e uma das opções de financiamento.

O Itaú disponibiliza planos com prazos e parcelas variadas para a compra de carro, moto ou caminhão.

Além disso,pode contar com um seguro que protege o financiamento no caso de algum imprevisto.

2.3- Financiamento de Imobiliário - Você recebe uma proposta personalizada em até 1 hora, para financiamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com