Matematica Na Educação Infantil
Artigos Científicos: Matematica Na Educação Infantil. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: dany12 • 3/10/2013 • 893 Palavras (4 Páginas) • 667 Visualizações
Matemática na Educação Infantil
É indispensável o conhecimento de como a criança adquire conhecimentos matemáticos. Entendemos ser necessário que a construção e o desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos na Educação Infantil ocorram a partir do conhecimento lógico da criança, favorecido pelas possibilidades a ela oferecidas ao interagir com o meio físico e social.
É prioridade que o professor que atua na Educação Infantil, com crianças de 4 a 6 anos, no processo de ensinar e aprender matemática, proporcionar condições para que essas crianças compreendam a construção do numero. A dificuldade que encontramos para compreender tal construção se reflete no processo de ensinar e aprender. De modo particular, temos dificuldade para produzir com as crianças esse conhecimento de forma significativa.
Aprender os números não é uma tarefa fácil para as crianças, pois a combinação dos mesmos é não aceitar regras e a sequencia é pouco flexível. Alem dessas dificuldades, o número apresenta diferentes funções, isto é, diferentes leituras podem ser feitas a partir dele. “Devemos encorajar as crianças a pensarem sobre os números e quantidades de objetos, quando estes forem significativos”. (KAMII & DEVRIES, 1991, p31). Desse modo, devemos encorajar as crianças a pensarem sobre quantidade quando sentirem necessidade e interesse. É nessa fase entre 4 e 6 anos de idade que crianças demonstram interesse em contar objetos e comparar quantidades.
Analisando experiências realizadas por Kamii, podemos dizer que, nesse processo, a colaboração do professor é fundamental para oferecer condições para que a criança possa construir seu próprio conhecimento, ou seja, o professor pode criar um ambiente no a criança desempenhe um papel importante e tenha a possibilidade de decidir por si mesma como desempenhar a responsabilidade que aceitou livremente.
Isso é possível ser feito partindo das relações que as crianças criam automaticamente na vida cotidiana quando participam de uma série de situações envolvendo números, relações, entre quantidades e problemas sobre espaço.
O autor afirma que esse tipo de conhecimento é adquirido por meio de transmissão social e que desenvolver situações para as crianças apenas memorizarem, relacionando o nome ao símbolo, saber escrever numerais, não dará condições para que entendam os conceitos básicos para a sua compreensão da construção do numero. A compreensão do conceito de numero requer um longo caminho apara a criança percorrer.
Piaget afirma que “o número é alguma coisa que cada ser humano constrói através da criação e coordenação das relações”. Esta afirmação permite percebermos que os alunos necessitam é de flexibilidade operatória de seus esquemas de assimilação e não tanto de respostas aprendidas e de memorização.
O professor poderá contribuir significativamente para essa compreensão criando situações para que a criança possa desenvolver suas habilidades.
Naturalmente, o trabalho com a matemática na Educação Infantil é produzir, por meio de ideias pré-concebidas das crianças, incorporar suas experiências e intervir com o propósito de ampliar seus conhecimentos elementares de matemática.
À medida que as experiências voa se acumulando, começam a surgir semelhanças e classificações que levam à formação dos conceitos. De modo geral, o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático da criança, ocorre sozinho. O nome e a escrita dos numerais se refere a outro tipo de conhecimento. Eles fazem parte do conhecimento social que é adquirido por meio da transmissão social, da utilização da linguagem. A compreensão do
...