Materia Prima Para Shampoo
Exames: Materia Prima Para Shampoo. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: 131617 • 10/11/2014 • 769 Palavras (4 Páginas) • 18.559 Visualizações
Matéria prima para cosméticos
Resumo
Neste trabalho nos vamos falar um pouco sobre a historia do shampoo, matérias prima e diferentes tipos de shampoo. Nos optamos por falar somente do shampoo devido a área de cosméticos ser muito ampla.
Historia do shampoo
O primeiro tipo de detergente que se tornaria o atual shampoo, foi produzido na Alemanha em 1890. Apenas depois da Primeira Guerra Mundial ele começou a ser oferecido comercialmente como produto para limpeza de cabelos.
O nome, porém, nasceu na Inglaterra, influenciado pelo modismo indiano, pois “shampoo meio de produtos sintéticos” veio do hindu “champo”, que significa "massagear".
Contudo, os shampoo eram muito parecidos: todos continham tensoativos, substâncias que alteram a superfície de contato entre dois líquidos e provocam a limpeza do cabelo.
A partir do século XX, diferentes tipos de xampus foram elaborados para cada tipo de cabelo. Para baratear o preço final do produto, também foi a partir desse período que começaram a produzir o shampoo por meio de produtos sintéticos.
Matéria prima
-lauril Eter sulfato de sódio
Características: líquido e transparente e incolor e neutro, concentração 26 à 28%.
Aplicação: é um tensoativo aniônico usado na fabricação de Xampus, sabonetes líquidos, base perolizante e detergentes. Nos xampus e detergentes em geral o Lauril é um ativo que atua como produtor de espuma e agente na remoção de sujeira.
Segmento: Domisanitários, cosmético etc.
-Base perolada.
A base perolada possui uma cobertura com textura brilhante de pérola, e misturada com as outras cores que são translúcidas e criam diversos efeitos tanto em produtos claros como em produtos coloridos. A maior aplicação da base perolada é em produtos para pele e/ou cabelos, dentre eles sabonetes líquidos, detergentes para louças, e xampus conferindo um brilho intenso no resultado final. Além dos efeitos cintilantes e sua facilidade de dispersão a base perolada mesmo viscosa pode ser adicionada no produto final sem alterar sua concentração e nem sua qualidade.
Betaína – ou côco amido propil Dimetil Betaína (anfótero).
Características: Líquido, transparente e levemente amarelado.
Aplicação: Utilizados na preparação de xampus não irritantes para os olhos e mucosas, como shampoos infantis e suaves com alto poder de condicionamento e baixa irritabilidade, banhos de espuma, sabonetes líquidos e preparações catiônicas, ou associadas a outros detergentes conferem ao produto final efeitos especiais.
Segmento: Domisanitários, cosmético etc.
- Amida 80
A amida é conhecida também como dietanolamina de ácidos graxos de côco.
Características: líquido viscoso, transparente e amarelo.
Aplicação: Serve para espessar (engrossar) xampus e sabonetes líquidos e estabilizar a espuma.
Segmento: Domisanitários, cosmético etc.
Processo de fabricação
Misturas de tensoativos, conservantes e essências.
Adicionar água vagarosamente (+ corantes [sol a 1%] + ativos + conservantes) agitando de maneira contínua.
Acertar o pH
Acertar a viscosidade (NaCl)
Acertar volume
Analise
Características físico-químicas
pH entre 5 e 7.
Viscosidade.
Volume final.
Características
...