TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Materia prova

Por:   •  16/6/2015  •  Dissertação  •  761 Palavras (4 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

“PAULA SOUZA”

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE TAQUARITINGA

GRADUAÇÃO EM PRODUÇÃO INDUSTRIAL

FUNDAMENTOS DE TECNOLOGIA DE PRODUÇÃO

PESQUISA SOBRE CIÊNCIA & TECNOLOGIA:

BIOTECNOLOGIA

Ariadne Adorno de Oliveira 214241196

Jhenifer Karen Lança 214241307

 Taquaritinga

2015

  1. Como se define Biotecnologia? (Pesquisar e apresentar 3 fontes)

A biotecnologia é uma área ligada à pesquisa cientifica e tecnológica que tem como principal objetivo desenvolver processos e produtos utilizando agentes biológicos, com a finalidade de resolver algum problema ou para criar algum produto útil à humanidade.

De acordo com a ONU, “Biotecnologia significa, qualquer aplicação tecnológica que utilize sistemas biológicos, organismos vivos, ou seus derivados, para fabricar ou modificar produtos ou processos para utilização especifica”. (ONU. Convenção de Biodiversidade 1992, Art. 2).

A biotecnologia tradicional foca três aspectos principais:

  1. Preparação de matéria-prima a ser utilizada como fonte para microorganismos;
  2. O Processo de fermentação do material em biorreatores, obtendo-se a biotransformação e produção do material desejado;
  3. A purificação do produto final.

A Biotecnologia moderna engloba áreas de aplicações biológicas em saúde e biomedicina, na agricultura e na produção de insumos industriais, com uma forte orientação multidisciplinar e experimental.

  1. Onde a Biotecnologia pode ser útil? Como?

A biotecnologia pode ser aplicada na agricultura, produção de alimentos, áreas de saúde. Na agricultura e produção de alimentos são desenvolvidas plantas mais resistentes a pragas e a vírus, melhorando assim a qualidade e o tempo de duração dos mesmos.

Exemplos dessas aplicações podem ser vistos na fabricação de alguns alimentos comumente usados, como produtos fermentados, em que a bactérias são usadas para “transformar” esses alimentos em outros (pão, vinho e cerveja).

Existe uma corrente dentro da Biotecnologia que trabalha com a manipulação de DNA, informações genéticas para obter resultados proveitosos.

Em 2003, espécies animais ameaçadas de extinção foram clonadas, buscando a continuidade da espécie. Foram usados micro-organismos modificados geneticamente para ajudar no tratamento de água poluída, sendo que esses micro-organismos podem limpar água contaminada por esgoto e até mesmo petróleo. Outra aplicação dessa ciência são os alimentos transgênicos, alimentos modificados geneticamente para serem melhores em muitos aspectos, em relação aos “naturais”.

No caso das aplicações ligadas á saúde, refere-se a diagnósticos e terapêuticas de doenças, amplificando e dirigindo a resposta imunitária através da imunoterapia, e produção de antibióticos, asteróides, vitaminas e vacinas. Tudo isto é feito através da produção de anticorpos, pois por serem altamente específicos podem ser utilizados para reconhecer determinados antígenos.

  1. Ler atentamente e sintetizar cada resposta dada pelo presidente da Monsanto – Rodrigo Santos, dada ao Jornal “Folha de São Paulo”, disponível no link: http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2015/05/1633235-biotecnologia-trara-solucoes-contra-a-mudanca-climatica-diz-presidente-da-monsanto.shtml

Segundo Mioto (2015), em entrevista com o presidente da Monsanto, Rodrigo Santos

  • Apesar da grande concentração do setor de biotecnologia, existe a variação de produtos tanto no setor público, quanto no privado. Além disso, surgem novas iniciativas de pesquisa para incluir novos produtos no mercado.
  • Pelo fato da biotecnologia não ser um assunto de fácil compreensão, houve muita incerteza das pessoas com relação ao produto, ainda assim, obteve uma evolução em relação aos transgênicos.

  • Quando começaram a trabalhar com os transgênicos, os cientistas acreditavam que seria algo bom e inovador no mercado, mas devido a má comunicação, houve desafios na implantação dos transgênicos no mercado, pois a argumentação não foi suficiente para convencer os grupos radicais antitransgênicos.
  • Percebe-se que o problema da implantação dos transgênicos ocorreu devido à falta de conhecimento do agronegócio, fazendo som que várias famílias do MST se revoltassem, pois a Monsanto é um trabalho de 100% transgênico.
  • O desafio é na verdade conseguir uma tecnologia avançada, que permita aumentar a produção de alimentos sem aumentar a área já ocupada.
  • Na sua época de Esalaq, o entrevistado morava na república “UTI”.
  • Segundo o entrevistado, os formandos atuais têm mais possibilidade de trazer o “big data” para a agricultura, pois eles contam com uma tecnologia mais avançada.
  • O agricultor precisa tomar várias decisões por ano para aumentar a produtividade, mas essas decisões precisam ser baseadas em dados específicos. Antes a recomendação para a plantação era muito geral, mas foi descoberto que determinados pedaços de solos tem produtividade mais elevada, e esse é o desafio, fazer com que todos solos estejam no mesmo nível.
  • O entrevistado aposta que com o tempo a biotecnologia vai depender menos das mudanças climáticas, podendo desenvolver plantas mesmo em condições não ideais. Com o aumento da qualidade nos produtos transgênicos, a biotecnologia terá mais aceitação ao agregar esses valores finais para o consumidor.
  • A informação na rotulagem dos produtos transgênicos não é restrita, pois o entrevistado tem segurança nos produtos produzidos.
  • Por ser produto não transgênico, algumas empresas utilizam esse fator como uma vantagem, além de possuir menor custo para a empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (77 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com