Materiais De Construçao
Ensaios: Materiais De Construçao. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: KAPICH • 3/6/2014 • 646 Palavras (3 Páginas) • 200 Visualizações
ATPS SAD
Aluna: Weslaine Leite Fernandes
RA: 5876165043 – 4ª Periodo A
ETAPA II
Passo 3
Toda organização é constituída e se desenvolve a partir de decisões que, no seu conjunto, singularizam a sua identidade e determinam cada uma de suas opções.
Segundo Choo (2003) as decisões resultam da adoção de um determinado curso de ação, e facilitam esta ação na medida em que definem e elaboram propósitos e alocam e autorizam o dispêndio de recursos.
O processo decisório pode ser visto como um conjunto de ações e fatores que têm início a partir da identificação de um estímulo para a ação e que se finaliza com o compromisso específico para a ação. Harrison (1993) cita que cada decisão deve levar em conta determinados aspectos, e que não há uma fórmula pronta que se aplique a todos os casos. Para este autor, o modelo processual de tomada de decisão pode ser a escolha ideal no caso de decisões que terão conseqüências de longo prazo, ou seja, decisões de caráter estratégico. A decisão é orientada pela busca de alternativas suficientemente boas, e não pela busca das melhores alternativas possíveis, procedem de forma a descobrir, gradativamente, as alternativas e consequências no processo de busca.
A empresa deve basear em três princípios gerais: evitar a incerteza, adotando métodos como o feedback de curto prazo para desencadear a ação e impor regras para a tomada de decisão; manter as regras, buscando conservar procedimentos decisórios pelo máximo tempo possível para evitar a tarefa de re-elaborar todo o processo, e; usar regras simples. Diante do exposto, o modelo de tomada de decisões de Cyert e March (1992) compõe-se de quatro conceitos:
1) evitação da incerteza;
2) quase resolução do conflito;
3) busca motivada por problemas e;
4) aprendizado organizacional.
Após a busca completada, são avaliadas as regras de busca e as regras decisórias. Se o objetivo é considerado atingido, a organização adapta-se ao feedback do ambiente com regras decisórias padronizadas e, então, avalia seus objetivos e regras de atenção.
Dada a complexidade e a amplitude das decisões estratégicas, o modelo possui três fases decisórias principais, três rotinas de apoio às decisões e seis grupos de fatores dinâmicos. As três principais fases decisórias são a identificação, o desenvolvimento e a seleção. A fase de identificação reconhece a necessidade de se tomar uma decisão e desenvolve a compreensão das questões implicadas na decisão, e consiste em rotinas de reconhecimento e de diagnóstico. Segundo Mintzberg et al. (1976) a rotina de diagnóstico é provavelmente a mais importante no processo de tomada de decisão através do modelo processual, sendo, entretanto, pouco estudada pelos pesquisadores.
Além das três principais fases decisórias, o modelo decisório processual é facilitado por três rotinas de apoio à decisão: rotinas de controle (que consistem em planejamento e em comutação, onde quem decide não apenas executa os passos que levam à decisão, como também planeja como chegar até
...