Materiais De Construção
Resenha: Materiais De Construção. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 9685 • 30/8/2014 • Resenha • 353 Palavras (2 Páginas) • 210 Visualizações
Desenvolvimento
A crescente quantidade de resíduos sólidos da construção civil gerada em cidades de médio e grande porte tem sido fonte de preocupação em todo o mundo em função de questões ambientais, econômicas e ate sociais. Desta forma, a reciclagem dos resíduos de construção a produção de agregados torna-se uma alternativa interessante, principalmente em função de normas e pesquisas já existentes que podem garantir sua aplicação. A pavimentação com agregados reciclados já vem sendo amplamente realizada em alguns países onde inclusive, já existe conhecimento consolidado sobre o assunto.
No Brasil, as primeiras experiências que remetem ao uso de agregados reciclados em pavimentação datam de meados da década de 80. Desde então, poucas pesquisas sobre o tema vem sendo realizadas, embora haja a necessidade de procurar novas técnicas e materiais no setor de infraestrutura rodoviária, uma vez que o país possui somente cerca de 10% de suas vias, muitas vezes urbanas em condição pavimentada.
Segundo lima (1999), o agregado obtido a partir da reciclagem de resíduos de construção pode ser aplicado em serviços tais como: argamassas de assentamento e revestimento, concretos, fabricação de pré-moldados (blocos, briquetes, meio-fio e outros), serviços de drenagem etc. Pode-se melhorar as características das argamassas com a aplicação do reciclado em substituição total ou parcial a areia natural, mas ainda faltam determinar algumas características dessas argamassas para uma aplicação nacional e segura. O uso em pavimentação é um dos mais praticados nos municípios que reciclam rejeitos de construção, obtendo-se ótimos resultados e consumindo-se quantidades significativas de resíduos. Outras aplicações simplificadas como cobertura de aterros, controle de erosão e etc. Podem ser realizadas com sucesso.
Classificação: De acordo com a resolução CONAMA 307, de 5 de julho de 2002 ( CONAMA, 2002), que passou a vigorar em janeiro de 2003, resíduos da construção civil são definidos como os provenientes de construção, reformas, reparos e demolições de obras de construção civil, e os resultantes da preparação e da escavação de terrenos. Esses resíduos podem ser tijolos, blocos de cerâmica, concreto em geral, solos, rochas, metais, resinas, colas, tintas, madeiras e compensados, forros, argamassas, gesso, telhas, pavimentos asfálticos, vidros, plásticos, tubulações, fiação elétrica, etc.
...