Materiais De Construção
Ensaios: Materiais De Construção. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: engciv • 24/7/2013 • 2.161 Palavras (9 Páginas) • 287 Visualizações
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
DOSAGEM DE ARGAMASSA – MÉTODO IPT
Projeto Executivo
Passo Fundo, novembro de 2012.
Sumário
1. Introdução ........................................................................................ 3
2. Revisão de Literatura ...................................................................... 4
3. Materiais e Métodos ........................................................................ 6
3.1 Materiais .......................................................................................... 6
3.2 Métodos ........................................................................................... 6
4. Análise dos resultados .................................................................... 19
5. Conclusão ........................................................................................ 21
6. Bibliografia ....................................................................................... 22
1. INTRODUÇÃO
Dosagem de uma Argamassa é um procedimento onde o objetivo fundamental é achar a melhor proporção e mais econômica entre os materiais que o mesmo é constituído: cimento, água, agregados miúdos, adições e aditivos. Quando a argamassa é dosada de acordo com certos princípios básicos, que serão explicados posteriormente apresenta, além da resistência, as vantagens de baixo custo, facilidade de execução, durabilidade e economia.
Este trabalho irá abordar em específico o método IPT de dosagem de argamassa, onde será demonstrado, a partir de ensaios laboratoriais, com proporções distintas de materiais, envolvendo, juntamente, a descrição completa dos procedimentos estabelecidos pelo método na elaboração de um traço ideal de argamassa, para uma dada situação.
2. REVISÃO DE LITERATURA
A qualidade das argamassas depende tanto das características dos componentes, como do preparo correto e do manuseio adequado, e dependendo da aplicação para a mesma, às características requeridas podem variar, sendo assim, a dosagem adquire uma importância impar na hora de adquirirem-se argamassas de boa qualidade e ao mesmo tempo econômicas.
Para aumentar a plasticidade, por exemplo, é adicionado um quarto componente à mistura. A flexibilidade dos revestimentos, depois de endurecidos, é umas das propriedades mais importantes na intenção de eliminar futuros problemas. Neste caso não só os aditivos, como, a própria cal tem a função de tornar mais flexível à argamassa depois de endurecida.
Para a Relação água/cimento, que é um fator determinante de resistência mecânica, deve ser interpretado com reserva quando se trata de revestimentos. Nas argamassas ricas em aglomerante, maiores valores de aderência poderão ser conseguidos com um aumento de plasticidade (maior teor de água). Em revestimentos com argamassa pobre em aglomerante, só um ponto ótimo no fator água/cimento poderá incrementar a resistência mecânica sem prejuízo da trabalhabilidade, resultando na otimização da aderência.
O método de dosagem aqui em questão entende que a melhor proporção entre os agregados disponíveis é aquela que consome a menor quantidade de água para obter certo abatimento requerido. Fixado o valor da trabalhabilidade ou abatimento, requerida, investigam-se diferentes teores de argamassa e relações água-cimento.
Quanto maior a quantidade de cimento na argamassa, menor será sua porosidade e maior a quantidade de aglomerante propiciando ligações entre os grãos de agregados. Isto a torna mais resistente e dificulta a entrada de agentes deletérios. Por outro lado, uma argamassa excessivamente rígida pode levar a uma alvenaria com menor capacidade de acomodar deformações e com maior potencial de fissuração quando submetida a deformações de origem interna ou externa. Assim, argamassas com quantidades elevadas de cimento devem ser usadas em situações muito específicas, como por exemplo, em paredes em contato com agentes agressivos, como paredes em contato com solo abaixo do lençol freático.
A dosagem correta da argamassa contribui para uma melhor trabalhabilidade (no transporte, lançamento e adensamento), resistência e durabilidade e garante uma economia, uma vez que. O teor ideal de argamassa é determinado a partir de observações práticas e tentativas.
O método, do IPT para dosagem de argamassas, busca obter o comportamento mecânico e da mesma, com os materiais escolhidos. É um método onde podemos dizer, teórico-experimental, em que há uma parte experimental de laboratório que por sua vez é precedida por uma parte analítica de cálculo baseada em leis de comportamento dos materiais.
Definidos os materiais e a relação a/c, a resistência e durabilidade do concreto passam a ser únicas, sempre que seja mantida a mesma trabalhabilidade da mistura. Sendo assim o método busca encontrar a mínima quantidade de água para obter a trabalhabilidade especificada. Dessa forma, é otimizada a proporção entre agregados miúdos e graúdos com bases experimentais nas quais está implicitamente incluída a interferência do cimento, agregados, adições e de outros materiais utilizados.
3. MATERIAIS E MÉTODOS
3.1 MATERIAIS
Dependendo
...