Materiais De Construção Não Convencionais
Ensaios: Materiais De Construção Não Convencionais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Monk1 • 23/10/2014 • 7.604 Palavras (31 Páginas) • 1.348 Visualizações
Materiais de Construção, Não-Convencionais
Universidade Tiradentes – UNIT
Sergipe – Aracaju
Materiais de Construção, Não-Convencionais
Trabalho feito, como pré-requisito de conclusão da matéria Introdução a Engenharia Civil, da Universidade Tiradentes – TURMA N02, auxiliado pelo professor: Adriano Matos.
Sergipe – Aracaju – 11/12/2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO............................................................................4
2 TIPOS DE MATERIAIS NÃO CONVENCIONAIS..................5
2.1 Resíduos da Construção Civil...............................................5
2.2 Bambu ..................................................................................7
2.3 Pneu.......................................................................................9
2.4 Cortiça...................................................................................11
2.5 Coco.....................................................................................13
2.6 Terra crua............................................................................14
2.7 PET Adensada......................................................................15
2.8 Papelão....................................................................................18
2.9 Solocimento.........................................................................19
3 CONCLUSÃO............................................................................21
4 BIBLIOGRAFIA – REFERÊNCIAS......................................22
Introdução
Há 10 mil anos atrás o homem através da necessidade de se estabelecer em terras, vem ampliando e modernizando suas construções. Devido a abundancia de matérias-primas, como: pedra, palha, galhos, troncos e terra, o homem pode construir casas que visassem proteção, anos mais tarde começou-se a se pensar pelo viés do conforto e ainda sim preservação ambiental.
Com pouca variedade de materiais o Homem foi capaz de produzir belíssimas obras de engenharia, como são testemunhos as pirâmides do Egito, os palácios da Babilônia, as imensas catedrais, castelos e mosteiros medievais erguidos pelas civilizações da história antiga da humanidade. Ainda hoje se observa obras construídas que desafiam não as décadas nem aos séculos, senão aos próprios milênios, feito numa época em que não se conhecia o aço nem o alumínio, nem tão pouco o cimento portland – cimento de alta resistência.
Com a revolução industrial, os avanços científicos, no século dezessete surgem os materiais de construção que hoje são implicitamente conhecidos como materiais de construção convencionais, ou industrializados. A partir daí, bilhões de dólares são despendidos em publicidade para conseguir incutir nas pessoas a idéia de consumi-los, logo inversamente proporcional cresce o descaso com a preocupação ambiental. Não há dúvida que com os materiais industrializados podem-se ser feitas construções fantásticas, muitas vezes impossíveis de serem feitas com os materiais tradicionais. No entanto, eles apresentam certas características que merecem ser citadas e analisadas para dar motivos à meditação. Mas tais materiais emitem CO2 e consomem oxigênio durante sua produção, e levando em conta que o cimento portland está no mercado há mais de quatrocentos anos, os níveis de poluentes aumentaram exponencialmente. Contudo, somente depois dos anos 60 que devido a escassez de algumas matérias-primas assim como extinção de espécies nativas que os países começaram a se reunir. A criação campanhas de conscientização da utilização dos materiais não convencionais, que eram a antiga tecnologia precedente do cimento. A partir desta preocupação ativa cunhou-se o termo “sustentabilidade”.
Que, definindo sustentabilidade, nada mais é que: o uso da tecnologia visando à preservação da fauna e flora, mantendo o crescimento econômico e social, sem que haja desarmonia ou extinção de alguma espécie. Exemplo disso, ramos da arquitetura e da engenharia vem pesquisando sobre materiais tradicionais que envolvessem menos energia e contribuíssem para a preservação da Terra. Ou seja, os materiais não convencionais.
Tipos de Materiais
Os materiais não convencionais, objetos desta pesquisa, além de trazerem economia, não são poluentes, são oriundos da reciclagem e são encontrados facilmente, seja na natureza ou nas grandes cidades;
Segue abaixo a lista dos materiais que abordaremos neste trabalho:
Resíduos da Construção Civil;
Bambu;
Pneu
Cortiça
Coco
Terra crua
PET Adensada
Papelão
Solocimento
2.1 Resíduos de Construções Civis
São os provenientes de construções, reformas, reparos e demolições de obras de construção civil, e os resultantes da preparação e da escavação de terrenos, tais como: tijolos, blocos cerâmicos, concreto em geral, solos, rochas, metais, resinas, colas, tintas, madeiras e compensados, forros, argamassa, gesso, telhas, pavimento asfáltico, vidros, plásticos, tubulações, fiação elétrica e outros, comumente chamados de entulhos de obras.
Os resíduos recebem as seguintes classificações:
CLASSE A: são os resíduos reutilizáveis ou recicláveis como agregados, tais como os oriundos de:
Pavimentação e de outras obras de infra-estrutura, inclusive solos provenientes
...