Material Eletricos
Trabalho Universitário: Material Eletricos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Cleuthon • 30/11/2013 • 382 Palavras (2 Páginas) • 258 Visualizações
Exercícios
1. Explique o que significa magnética:
Atração ou repulsão observada entre determinados objetos materiais, intensa nos ímãs e ferro e ainda, materiais e condutores de correntes elétricas
2. Qual a diferença entre propriedades elétricas e magnéticas?
A maioria dos elementos e materiais não exibe essa propriedade. O ferro, alguns aços e a magnetita, compostos intermetálicos de cobalto, assim como ligas de neodímio, ferro e boro são exemplos de materiais comuns que apresentam magnetismo. Os equipamentos e dispositivos modernos dependem do magnetismo e dos materiais magnéticos: geradores e transformadores de eletricidade, motores elétricos, rádio, televisão, telefone e computadores.
3. Explique:
3.1 Campo elétrico:
Um corpo eletrizado gera um campo elétrico à sua volta. Cada ponto do campo elétrico é caracterizado por um vetor . Toda e qualquer carga colocada num desses pontos permanecerá subordinada a uma força elétrica. A carga Q gera um campo elétrico no espaço em torno dela e esse campo elétrico é responsável pela força elétrica que atua na carga q.
As linhas de força existentes em um campo elétrico são traçadas para indicar o sentido e a direção da força elétrica que atua sobre uma carga de prova positiva, colocada em qualquer ponto do campo. O vetor campo é um aspecto de um ponto do campo elétrico, possibilita o aparecimento, em uma carga de prova posta nesse ponto, de uma força elétrica. A direção do campo elétrico é a mesma da força elétrica; seu sentido dependerá do sinal da carga q0:
• q0 > 0, o sentido do campo é o mesmo da força;
• q0< 0, o sentido do campo é contrário ao da força.
No Sistema Internacional (SI), é a unidade de campo elétrico
3.2 Campo magnético:
Um campo magnético H é gerado pela passagem de uma corrente i por uma espira cilíndrica de comprimento l e contendo N voltas. O campo magnético é medido em termos de fluxo magnético no vácuo Bº (Wb/m²).
3.3 Ponto de corie:
Um ímã, quando aquecido, perde as suas propriedades magnéticas pois o calor provoca um desarranjo na disposição das suas partículas. Como consequência, acima de uma determinada temperatura os condutores perdem suas propriedades magnéticas. Esta temperatura, que é constante para cada substância, é denominada Temperatura de Curie ou Ponto de Curie. Nesta temperatura os materiais perdem suas propriedades ferromagnéticas. Esta transição é reversível através do resfriamento do material.
...