Materias De Constrocao Mecanica
Artigo: Materias De Constrocao Mecanica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: higor1234 • 3/6/2013 • 460 Palavras (2 Páginas) • 377 Visualizações
ETAPA 2
Conceitos
Considere-se uma barra carregada nas extremidades por forças axiais F, que produzem alongamento uniforme ou tração na barra. Sob ação dessas forças originam-se esforços internos no interior da barra. Considere-se um corte imaginário na seção m-m, normal a seu eixo. Removendo-se, por exemplo, a parte direita do corpo, os esforços internos na seção considerada (m-m) transformam-se em esforços externos.
Para que não se altere o equilíbrio, estes esforços devem ser equivalentes à resultante, também axial, de intensidade F. Quando estas forças são distribuídas perpendiculares e uniformemente sobre toda a seção transversal, recebem o nome de tensão. Normal.
O alongamento total de uma barra submetida a uma força axial é designado pela letra grega δ (delta). O alongamento por unidade de comprimento, denominado deformação específica, representado pela letra grega ε (épsilon), é dado pela seguinte equação:
Diagrama Tensão-Deformação
As relações entre tensões e deformações para um determinado material são encontradas por meio de ensaios de tração. Nestes ensaios são medidos os alongamentos δ, correspondentes aos acréscimos de carga axial P, que se aplicarem à barra, até a ruptura do corpo-de-prova.
Região elástica: de 0 até A as tensões são diretamente proporcionais às deformações. 0 ponto A é chamado limite de elasticidade, pois, ele geralmente marca o fim da região elástica. Daí em diante inicia-se uma curva, começa o chamado escoamento. O escoamento caracteriza-se por um aumento considerável da deformação com pequeno aumento da força de tração. No ponto B inicia-se a região plástica.
Para certificar-se de que a estrutura projetada não corra risco de ruína, normalmente emprega-se um coeficiente de segurança (γ).. O coeficiente de segurança é a relação entre uma tensão calculada (σcálc.) e uma tensão admissível (σadm.).
A estrutura do vasilhame
A utilização do alumínio em escala industrial é relativamente recente. Foi apenas no século XIX que se conseguiu obter o metal de forma semelhante à que conhecemos hoje. Por isso, em muitos segmentos a sua utilização ainda é uma novidade. Um dos setores que melhor sabe tirar proveito das propriedades desse material é o de embalagens. Por isso, escolhemos usar latas de alumínio para embalar leite achocolatado uma novidade no mercado que proporcionará manter o sabor do leite, o alumínio não transmite impurezas.
A mais importante característica do metal é a de possibilitar uma perfeita conservação de produtos, requisito fundamental para qualquer embalagem de alimentos perecíveis. Principalmente nos dias atuais, em que as exigências em relação à integridade de produtos têm sido tão fiscalizadas, tanto pelos órgãos governamentais de defesa sanitária como pelos consumidores.
Por suas propriedades físico-químicas, o alumínio cumpre a função de barrar fatores externos que causam deterioração, como o oxigênio, a umidade, a luz e micro-organismos. Além disso, esse material é inodoro e não deixa que cheiros internos saiam e os externos ingressem. Ademais, permite fechamento hermético; é atóxico, não absorvente e anticorrosivo.
...