Materias De Construção Mecanica
Monografias: Materias De Construção Mecanica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nathara.catione • 1/4/2014 • 949 Palavras (4 Páginas) • 300 Visualizações
Etapa 1 - Estruturas Cristalinas. Imperfeições em Sólidos.
Passo 1 - Classificação de materiais:
Materiais Metálicos
Materiais metálicos são excelente condutores de eletricidade e de calor, resistentes, porém deformáveis e é o mais usado em estruturas.
Classificação dos Metais: Ligas ferrosas, Aços inoxidáveis (liga de cromo), Aço liga, Ferros fundidos, Cobre e suas ligas, Alumínio e suas ligas entre outros.
Materiais Cerâmicos
Materiais cerâmicos são isolantes térmicos e de eletricidades, duros porem frágil e quebradiço mais resistente que metal e os polímeros se tratando de ambientes agressivos e a alta temperatura.
Classificação dos Materiais Cerâmicos: Vidros, Produtos a base de argila, cimentos entre outros.
Materiais Polímeros
Polímeros são matérias feitas à base de carbono, hidrogênio e outros elementos não metálicos com baixa densidade e muito flexível.
Classificação de Materiais Polímeros: Plásticos, borrachas entre outros.
TIPO DE CARACTERÍSTICAS CONSTITUINTES TÍPICOS
MATERIAL METÁLICOS Dúctil, Resistência Mecânica Átomos Metálicos e Não-Metálicos Elevada, Condutor Elétrico e Térmico, Dureza Elevada, Opaco .
CERÂMICOS Frágil, Isolante Térmico e Elétrico, Alta |Óxidos, Silicatos, Nitritos, Aluminatos, Estabilidade etc.
Dureza Elevada Transparentes em Alguns Casos.
POLIMÉRICOS Dúctil, Baixa Resistência Cadeia Molecular Orgânica
(Plásticos) |Mecânica, Baixa Dureza, de Comprimentos Elevados
Flexível, Baixa Estabilidade Térmica, Transparentes em Alguns Casos.
Materiais Compósitos
Materiais compósitos são aqueles que englobam as matérias metálicas, cerâmicas e polímeros.
Classificação dos materiais polímeros: Polímero com fibra de vidro, fibra de carbono, fibra natural e outros, Cimentos armado, Pneus de banda de aço, Fibras de vidro, Fibras de carbono entre outros.
Estrutura Cristalina Átomos por célula Parâmetro de rede Fator de empacotamento Exemplo de metais:
ESTRUTURA CRISTALINA ÁTOMOS POR CELULA UNITÁRIA PARAMETRO DE REDE FATOR DE EMPACOTAMENTO EXEMPLO DE MATERIAIS
CÚBICA SIMPLES 1 ÁTOMO A= 2r FEA=0,52 CLORETO DE SÓDIO
CÚBICA DE CORPO CENTRADO 2 ÁTOMOS A=4r/√3 FEA=0,68 Bário, Lítio, Potássio (C.C.C) Tungstênio
CÚBICA DE FACE CENTRADA 4 ÁTOMOS A= 4r/√2 FEA= 0,74 Alumínio, Cálcio, Chumbo
(C.F.C)
PASSO 2:
De acordo com a pesquisa feita anteriormente, sobre as estruturas cristalinas dos metais, este trabalho apresentará um estudo sobre a utilização de um vasilhame de alumínio para o armazenamento de líquidos, no qual apresentaremos bebidas com elevado nível de álcool como produto principal.
A produção deste líquido, o qual caracteriza-se altamente inflamável, para que seja feita de maneira correta e segura, é regida pela NR 16 – Atividades e Operações perigosas, diz-se:
16.6. As operações de transporte de inflamáveis líquidos ou gasosos liquefeitos, em quaisquer vasilhames e a granel, são consideradas em condições de periculosidade, exclusão para o transporte em pequenas quantidades, até o limite de 200 (duzentos) litros para os inflamáveis líquidos e 135 (cento e trinta e cinco) quilos para os inflamáveis gasosos liquefeitos. (www.normaregulamentadora.com.br)
PASSO 3:
Figura 1: (1) Desempenho e custo, (2) microestrutura, (3) composição, (4) síntese e processamento. – Aplicação da Ciência dos materiais na Indústria de bebidas alcoólicas.
PASSO 4:
RELATÓRIO 1: Estrutura do Vasilhame e Propriedades Mecânicas do Vasilhame
...