Matriz Individual - Meio Ambiente
Artigos Científicos: Matriz Individual - Meio Ambiente. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: angela85 • 26/5/2013 • 721 Palavras (3 Páginas) • 1.233 Visualizações
Introdução
Uma definição bem simples para o comércio exterior é a venda para outros países de tudo que se produz internamente. E essa produção está ligada diretamente à desenvolvimento econômico e, consequentemente, utilização de recursos naturais (degradação do Meio Ambiente). Quanto mais se produz, mais é vendido, consumido e descartado para ser produzido, mais e mais.
Podemos interpretar as consequências desse ciclo infinito do Comércio Exterior sobre o Meio Ambiente como positivas ou negativas, dependendo da visão de quem analisa a questão e dos interesses, sejam eles, políticos, econômicos e ambientais.
As principais razões para a existência de posicionamentos antagônicos são os diferentes interesses entre as partes interessadas (países desenvolvidos, subdesenvolvidos, órgãos ambientais, entre outros), conscientização ambiental e a necessidade da busca pelo Desenvolvimento Sustentável.
Justificativa
Periodicamente, representantes de diversos países, desenvolvidos ou não, se reúnem em conferências mundiais a fim de discutirem sobre políticas econômicas para o comércio exterior, e está cada vez mais comum nesses encontros o debate sobre os impactos causados ao Meio Ambiente.
De um lado posições políticas e econômicas, buscando os avanços na economia, através do consumo, gerando lucro, mão de obra qualificada e desenvolvimento tecnológico e do outro lado ambientalistas apresentando as consequências ao Meio Ambiente devido a esse crescente crescimento.
Nos últimos tempos, porém, algumas nações tem se atentado para oportunidades comerciais (novos mercados, descontos tarifários, subsídios), buscando a proteção do Meio Ambiente através de normas internacionais/selos verdes de certificação.
Desenvolvimento
A forma com que os países, sejam eles desenvolvidos ou em desenvolvimento, estão integrados no comércio externo, bem como o conflito de interesse entre esses países, faz com que existam posicionamentos antagônicos sobre os efeitos positivos e negativos do mesmo.
No ponto de vista de países desenvolvidos, o comércio exterior e os efeitos sobre o meio ambiente são considerados positivos, pois garantem investimentos em novas tecnologias com foco em redução e/ou reaproveitamento de resíduos ambientais, utilização de rejeitos como biomassa para geração de energia, reaproveitamento de água nos processos industriais, implantação de normas, como por exemplo, ISO 14000 e monitoramento dos requisitos para controle da qualidade, saneamento e meio ambiente.
Abaixo, alguns pontos positivos do comércio exterior:
• Inovação de produtos ou processos para uma região que não existem ou que não são produzidos por limitação de tecnologias ou insumos essenciais;
• Busca por produtos ou processos mais eficientes (baratos ou produtivos) e sustentáveis.
Abaixo, alguns pontos negativos do comércio exterior:
• Aumento da pobreza nos países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento devido às políticas protecionistas dos países desenvolvidos aos produtores nacionais, gerando alta oferta e consequente baixa nos preços;
• Existência de barreiras não tarifárias (emissão de licenças de importação, burocracia alfandegária, as normas técnicas, as exigências sanitárias, a exigência de certificado ISO, os aspectos culturais, etc.) que podem tanto impedir quanto dificultar o acesso dos
...