Mecanica Dos Fluidos: Regime De Escoamento
Casos: Mecanica Dos Fluidos: Regime De Escoamento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Jaysson • 11/10/2013 • 403 Palavras (2 Páginas) • 890 Visualizações
Mecânica dos Fluidos: Regime de Escoamento
Regime de escoamento diz respeito, em mecânica dos fluidos, a como os fluidos se comportam em relação a diversas variáveis.
• Escoamento laminar
Ocorre quando as partículas de um fluido movem-se ao longo de trajetórias bem definidas, apresentando lâminas ou camadas (daí o nome laminar) cada uma delas preservando sua característica no meio. No escoamento laminar a viscosidade age no fluido no sentido de amortecer a tendência de surgimento da turbulência. Este escoamento ocorre geralmente a baixas velocidades e em fluídos que apresentem grande viscosidade.
EXEMPLO: a água escoando de uma torneira, formando um "fio" contínuo e sem turbulência alguma.
• Escoamento turbulento
Ocorre quando as partículas de um fluido não movem-se ao longo de trajetórias bem definidas, ou seja as partículas descrevem trajetórias irregulares, com movimento aleatório, produzindo uma transferência de quantidade de movimento entre regiões de massa líquida. Este escoamento é comum na água, cuja viscosidade e relativamente baixa.
EXEMPLO: O fumo que sai de um cigarro. Se observar com atenção, o fluxo do fumo apresenta-se laminar enquanto ascende, durante alguns centímetros, para se tornar depois instável e turbulento.
• Escoamento unidimensional
Escoamento cujas propriedades (velocidade, massa específica, pressão etc…), são funções exclusivas de uma única coordenada espacial e do tempo, ou seja, são representadas em função de valores médios da seção.
• Escoamento bidimensional
Ocorre quando as partículas de um fluido escoam em planos paralelos e seguindo trajetórias idênticas, não havendo escoamento na direção normal aos planos.
EXEMPLO: As águas de um lago.
• Escoamento rotacional
Ocorre quando as partículas de um fluido, numa certa região, apresentarem rotação em relação a um eixo qualquer. O escoamento rotacional também é denominado de vorticoso.
EXEMPLO: Esse escoamento é característico no fenômeno do equilíbrio relativo em um recipiente cilíndrico aberto, que contenha um líquido e que gira em torno de seu eixo vertical.
• Escoamento irrotacional
Ocorre quando as partículas de um fluido, numa certa região, não apresentarem rotação em relação a um eixo qualquer.
EXEMPLO: Escoamento sobre um Cilindro.
• Escoamento permanente
Quando as propriedades de um fluído em cada ponto do mesmo, não variarem no tempo.
EXEMPLO: Um exemplo deste tipo de escoamento é percebido em tubulações longas com diâmetro constante
• Escoamento variável
Também conhecido como escoamento não permanente, ocorre quando as propriedades de um fluído em cada ponto do mesmo, apresentarem variações no tempo.
EXEMPLO:O
...