Mecãnica
Exames: Mecãnica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: NSJR • 27/3/2015 • 456 Palavras (2 Páginas) • 142 Visualizações
DEFINIÇÃO: Denomina-se engrenagem o elemento dotado de dentadura externa ou interna, cuja finalidade é transmitir movimento sem deslizamento e potência, multiplicando os esforços com a finalidade de gerar trabalho.
Possuem formato cilíndrico (engrenagem cilíndrica), cônico (engrenagem cônica), helicoidal (engrenagens helicoidais) ou reta (cremalheira).
Sistemas de Dentes
Um sistema de dentes é um padrão, normalizado, onde todas as dimensões de uma engrenagem são fixadas em função do módulo. A Tabela mostra as dimensões para ângulos de ação de 20, 22½ e 250.
Tabela: Padrões de dentes – E.C.R – m = módulo
Análise de Forças
Nomenclatura a ser utilizada:
• Eixos e árvores: a, b, c,... Engrenagens: 1, 2, 3....
Exemplos: F23= Força que a engrenagem 2 exerce sobre a engrenagem 3.
F4a = Força que a engrenagem 4 exerce sobre a árvore (a).
• A direção e tipo de forças atuantes serão indicados pelas letras em superescritos: x, y, z = Direção; t = tangencial; r = radial; a = axial.
Exemplo: Ft23 = Força tangencial que a engrenagem 2 exerce sobre a engrenagem 3.
Engrenagem satélite e relações de engrenagens
Toda engrenagem satélite (ou planetária) deve ter três componentes principais:
• a engrenagem planeta
• as engrenagens satélite e seu suporte
• a coroa
Cada um desses três componentes pode ser a entrada, saída ou pode ficar imóvel. Escolher qual deles vai exercer cada papel é o que determina a relação de engrenagem do conjunto todo. Vamos dar uma olhada em uma engrenagem satélite simples.
Uma das engrenagens satélite da sua transmissão tem uma cremalheira com 72 dentes e uma engrenagem central com 30 dentes. Dá para conseguirmos diferentes relações de transmissão com esse conjunto.
Entrada Saída Imóvel Cálculo Relação de transmissão
A Planeta (S) Engrenagem satélite (C) Coroa (R) 1 + R/S 3.4:1
B Engrenagem satélite (C) Coroa (R) Planeta (S) 1 / (1 + S/R) 0,71:1
C Planeta (S) Coroa (R) Engrenagem satélite (C) -R/S -2,4:1
Além disso, se você travar 2 dos 3 componentes de uma só vez, irá travar todo o equipamento a uma redução de transmissão de 1:1. Perceba que a primeira relação de transmissão listada acima é uma redução, ou seja, a velocidade de saída é menor do que a velocidade de entrada. A segunda é uma sobremarcha, a velocidade de saída é maior do que a velocidade de entrada. E a última é uma redução novamente, mas a direção de saída é invertida. Há muitas outras relações possíveis com esse conjunto de engrenagens satélite, mas essas são as que importam para nossa transmissão automática. Você pode verificar
...